Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

segunda-feira, 5 de maio de 2014

SKYPE - A aproximar famílias espalhadas pelo mundo


A Skype Technologies foi fundada em 2003 e comprada pela Microsoft em 2011, tornando-se uma das suas divisões.

O Skype® é um software que permite comunicação por voz via Internet (VOIP – Voice over Internet Protocol). Disponibiliza aos utilizadores, gratuitamente, videochamadas, chamadas de voz, mensagens instantâneas e partilha de ficheiros, com exceção das efetuadas para um telefone fixo ou móvel, ou em videoconferências entre mais de duas pessoas (multiponto), que apresentam, mesmo assim, um tarifário competitivo face aos sistemas tradicionais.

Em Portugal a sua utilização tem vindo aumentar, não só por permitir às empresas uma poupança de custos em telecomunicações, mas porque possibilita a aproximação de famílias que estão afastadas e espalhadas pelo mundo.

Com uma emigração crescente forçada pela crise económica que o país atravessa, pessoas que nunca tinham utilizado um computador estão agora a aprender a utilizar o Skype®, para dessa forma poderem encurtar a distância que os separa dos seus familiares. O Skype® tem assim contribuído para que uma população mais idosa, tendencialmente infoexcluída, tenha vindo a superar a aversão aos computadores, motivada pela recompensa de atenuar as saudades.

Sara Diogo (Estudante do 2.º ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário