Participação no Congresso do Conselho Profissional de Secretariado
Realizou-se no passado dia 12 de abril o 9º Congresso Internacional de Formação para Assistentes de Direção, promovido pelo Conselho Profissional de Secretariado, na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, em Vila Nova de Famalicão.
Participaram neste evento um grupo de alumni (finalistas de 2013) que submeteram um artigo científicio e que apresentaram um painel, subordinado ao tema: Secretariado: Acabar com o Estereótipo. Integraram o painel três docentes da Universidade Europeia: Susana Casanova, Isabel Pedrosa e Raquel Costa e a Presidente do CPS.
Susana de Salazar Casanova
Coordenadora da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial
“Great Assistants: Working beyond [your] borders” | 11 de março de 2014 - Auditório da Universidade Europeia
Realizou-se no passado dia 12 de abril o 9º Congresso Internacional de Formação para Assistentes de Direção, promovido pelo Conselho Profissional de Secretariado, na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, em Vila Nova de Famalicão.
Participaram neste evento um grupo de alumni (finalistas de 2013) que submeteram um artigo científicio e que apresentaram um painel, subordinado ao tema: Secretariado: Acabar com o Estereótipo. Integraram o painel três docentes da Universidade Europeia: Susana Casanova, Isabel Pedrosa e Raquel Costa e a Presidente do CPS.
Susana de Salazar Casanova
Coordenadora da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial
“Great Assistants: Working beyond [your] borders” | 11 de março de 2014 - Auditório da Universidade Europeia
Este ano, tal como no ano transato, os estudantes da licenciatura em secretariado e comunicação empresarial participam nas semanas temáticas com a organização de dois eventos: o seminário "Great Assistants beyond [your] borders" e o debate que se realizará na próxima sexta-feira, à mesma hora, “Emprego: uma questão de género”, organizado em parceria com o Coordenador da licenciatura em Gestão da Segurança e Proteção Civil, Professor Doutor David Pascoal Rosado.
Estes eventos inserem-se na semana temática “ECSEllence Week” da Escola de Ciências Sociais e Empresariais da Universidade Europeia.
Como qualquer outro evento, começámos a desenhar o programa com vários meses de antecedência. A ideia central e o fio condutor foram a internacionalidade da profissão de secretariado, assunto que é adicionalmente muito relevante para a Universidade Europeia já que, na sua missão tem o objetivo: “Criar profissionais globais” e na sua visão: “Ser uma Universidade internacional de referência e a primeira escolha de estudantes e de empregadores”.
Adicionalmente definiram-se como objetivos:
- Mostrar o valor e polivalência, a nível nacional e internacional desta profissão;
- Trazer ao público português experiências internacionais;
- Discutir assuntos de interesse no âmbito da profissão;
- Interagir com profissionais de outros países e compreender as realidades locais;
- Divulgar o blogue Great Assistants, bem com os artigos de docentes, estudantes e antigos alunos.
Além disto, este seminário pretende promover e divulgar, ainda mais, o trabalho desenvolvido neste curso, que se apresenta, cada vez mais, como um caminho eficaz para a empregabilidade e para a continuação de estudos avançados. Neste sentido eu, o Professor Marcelo Oliveira, a Professora Raquel Costa e o Dr. Ricardo Carvalho encontramo-nos a apoiar um grupo de seis alunas que terminaram a licenciatura no ano passado, com vista à sua participação, com um painel “Secretariado: acabar com o estereótipo” – que teve na sua base o seminário da semana temática de 2013 - no Congresso do Conselho Profissional de Secretariado que irá ocorrer, em São Pedro do Sul a 12 e a 13 de abril.
Gostaria de fazer um reconhecimento aos colegas do Suporte Académico que recebem e dão seguimento, diariamente, a todos os pedidos dos diversos coordenadores; e, ainda, uma palavra de apreço à equipa de marketing da UE. Ao senhor José Barreiro e ao Senhor Mário Bento pelo envolvimento e pelo apoio permanente.
Aos patrocinadores deste evento, por anos apoiarem: Revista Event.Point, Revista Cosmopolitan, Pastéis de Belém, Dancake, Liomatic Portugal e à Comissão Europeia.
À Gabriela Fino pela ajuda preciosa que me deu em vários momentos, na preparação do seminário.
Parte deste evento teve na sua génese as entrevistas feitas pela docente de práticas de secretariado, Mestre Maria João Borges - a quem agradeço.
Na montagem e organização deste evento pude contar com o apoio da comissão organizadora: Dra. Isabel Pedrosa, Professora Doutora Paula Carvalho, Professora Doutora Joana Serafim e Professor Doutor Marcelo Oliveira. Aos quatro, o meu agradecimento pelo apoio em todos os desafios lançados e pelas diversas sugestões e contribuições de melhoria.
Aos estudantes dos três anos da licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial, mas em especial, à turma do 3º ano, o meu profundo agradecimento pelo envolvimento, pelo empenho, pela criatividade e pelo tempo dedicado, quando várias pessoas têm família, filhos, empregos e estágios a full-time… Porque acreditam e porque querem surpreender e fazer bem feito! Este é também um marco dos estudantes desta licenciatura!
A vivência universitária deve proporcionar aos estudantes momentos de prazer, em ordem a que se recordem destes três anos, com alegria. Na Universidade fazem-se – eu fiz – amigos para a toda a vida! Pessoas que nos acompanharão sempre e que, a partir daqui, continuarão a fazer parte da nossa vida, noutros contextos. Vi, com muita satisfação, que a organização deste Seminário, com a organização de todas as atividades que a ele estiveram afetas, contribuiu, significativamente, para um melhor envolvimento entre todos os estudantes. Os meus parabéns!
Também, um agradecimento especial aos oradores, pela cortesia de terem aceitado o meu convite. Espero que as próximas horas sejam aprazíveis para vós também.
Vamos todos continuar comunicar as várias oportunidades adstritas a esta profissão, as presentes e as que se desenham num futuro próximo. Acredito que a partilha de experiências e o debate serão muito úteis nesse sentido. O nosso propósito é e será sempre o de divulgar a profissão de Secretariado e os Profissionais de Secretariado e de Assessoria. Porque é importante contribuir para o sucesso dos estudantes que optaram por prosseguir os seus estudos superiores nesta área e porque urge instigar jovens a enveredar pelo secretariado – uma profissão desafiante, que existe em qualquer organização e, muito importante, com empregabilidade!
Termino com as palavras de um gestor internacional de topo, Richard Branson, presidente do grupo Virgin:
“Many people are using technology to make assistants a thing of the past. However, for those businesspersons in a position to do so, they may be missing a lot by doing it alone. Assistants are a great sounding board for new thoughts and spark lots of fresh ideas.”
A todos os convidados, colegas, alunos, oradores aqui presentes desejo um excelente seminário e espero que gostem tanto, quanto nós gostamos de o preparar para vós.
Susana de Salazar Casanova
Coordenadora da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial
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Debate: "Emprego: uma questão de género?" | Dia 14 de março
Em
meu nome pessoal e em nome do Professor Doutor David Pascoal Rosado, coordenador
que co-organizou este evento congratulamo-nos pela realização deste debate,
dando os parabéns a todos os intervenientes.
Um
debate, com um tema atual, pertinente para a academia e para o tecido
empresarial, onde houve oportunidade de falar abertamente os constrangimentos
que o género pode acarretar. E este tema é de extraordinária importância para Universidade
Europeia, enquanto organização que se orgulha de formar profissionais em áreas
muito destintas, como por exemplo a segurança e a proteção civil, a hotelaria e
o turismo, a psicologia, a gestão e o secretariado e comunicação empresarial.
Num
mundo globalizado e numa época em que a igualdade de oportunidades é tida como
a base da sociedade moderna, os temas que aqui se debateram foram da maior
importância para o futuro dos jovens. Hoje, tal como noutras épocas da história
recente do nosso país, o percurso académico dos estudantes e a posterior dificuldade
de acesso a uma posição profissional constituem uma preocupação diária para
docentes e famílias.
Por
outro lado, o acesso a lugares de chefia por parte das mulheres ou as
dificuldades por elas sentidas na liderança de equipas dominadas por homens, ainda
é, hoje, um desafio e por isso devem continuar a ser trabalhadas no futuro.
Em
meu nome e em nome do Professor Doutor David Pascoal Rosado, agradeço aos
estudantes das licenciaturas em Gestão da Segurança e da Proteção Civil, bem
como aos de Secretariado e Comunicação Empresarial pelo envolvimento neste
evento. Também ao Professor Carlos Conceição, Coordenador do Curso de
Especialização Tecnológica em Desenvolvimento de Produtos Multimédia pela
disponibilidade de coordenar os dois grupos de estudantes, deste CET, que foram
responsáveis pelo tratamento de imagem e montar os vídeos apresentados: Yuliya
Pavelko, Pedro Baptista, Tiago Martins, Roberta Lima, Vera Silveira e Paulo
Luz.
Estamos,
também, muito gratos pelas palavras que o Magnífico Reitor proferiu na abertura
deste evento, bem como, ao nosso diretor-geral, Dr. Nélson Santos de Brito pela
participação e pela disponibilidade demonstradas ao longo da entrevista que vos
mostrarmos.
Adicionalmente,
gostaríamos de reiterar à Professora Doutora Joana Serafim o nosso apreço, além
de estima pessoal, pelo trabalho desenvolvido na preparação e liderança deste
debate. Uma palavra de gratidão também para os demais colegas envolvidos neste
evento: Professor Doutor Marcelo Oliveira e Professora Doutora Paula Fonseca Carvalho.
Às nossas oradoras um agradecimento muito especial pela disponibilidade imediata
em se envolverem neste projeto: Dra. Natividade Coelho, Major Filipa Gonçalves,
Dra. Isabel Viegas, Dra. Raquel Albuquerque e Dra. Isabel Pedrosa.
A
todos os participantes, o nosso bem-haja.
Susana de Salazar Casanova
Coordenadora da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial
Semana Temática | Patrocínios
A
coordenadora da licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial e
os estudantes da licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial
da Universidade Europeia agradecem reconhecidos os patrocínios
disponibilizados por:
- Revista Event.Point
- Cosmopolitan
- Pastéis de Belém
- DanCake
- Liomatic
- Comissão Europeia
para o seminário denominado “Great Assistants: Working beyond [your] borders” ocorrido no passado dia 11 de março.
Face aos tempos difíceis que atravessamos, estes patrocínios foram acolhidos com bastante entusiasmo, tendo contribuído de forma determinante para o sucesso do nosso evento. Era visão da Comissão Organizadora propocionar um ambiente de agradável hospitalidade o que efetivamente se concretizou.
Esperamos continuar a manter esta relação win-win para futuros projetos.
Face aos tempos difíceis que atravessamos, estes patrocínios foram acolhidos com bastante entusiasmo, tendo contribuído de forma determinante para o sucesso do nosso evento. Era visão da Comissão Organizadora propocionar um ambiente de agradável hospitalidade o que efetivamente se concretizou.
Esperamos continuar a manter esta relação win-win para futuros projetos.
A Comissão Organizadora
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Evento | Semana Temática da ECSE, 10 a 15 de março de 2014
Os alunos de Secretariado e Comunicação Empresarial estão a organizar um seminário que terá lugar a 11 de março de 2014, às 19.00 horas, no auditório da Universidade Europeia | Laureate International Universities.
O objetivo deste seminário será, fundamentalmente, contribuir para transmitir uma imagem dinâmica da profissão. Pretende-se:
1. Combater as ideias preconcebidas de que a profissão é alvo;
2. Mostrar o potencial de empregabilidade da área;
3. Interagir com pessoas de outros países/continentes;
4. Discutir temas relevantes relacionados com a profissão.
Guarde a data na sua agenda. Contamos com a sua presença e participação.
Susana de Salazar Casanova
Coordenadora da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial
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Encontro de trabalho com Alumni
Decorreu no passado dia 16 de dezembro, às 20h00, na Universidade Europeia, um encontro de trabalho com alumni da licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial, com a participação da coordenadora.
Estamos a preparar uma série de iniciativas para 2014! Mantenha-se em contacto e caso seja alumni e pretenda inteirar-se de mais pormenores e/ou participar, escreva-nos para: susana.casanova@europeia.pt
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Visita de Estudo à Presidência da República
No âmbito da Unidade Curricular de Protocolo e Gestão de Eventos e a convite da Professora Susana de Salazar Casanova, a turma do 3º ano da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial, realizou no passado dia 11 de Março de 2013 uma visita de estudo guiada à Presidência da República. Nesta visita estiveram também presentes alunos da Licenciatura em Turismo e da Licenciatura em Marketing Publicidade e Relações Públicas.
Construído em 1559 pelo fidalgo D. Manuel de Portugal, o Palácio de Belém é hoje monumento nacional, residência oficial do Chefe de Estado e sede da Presidência da República.
A visita teve início com a entrada no Palácio Nacional de Belém, que se faz pela Rampa de acesso ao Pátio dos Bichos, por onde entram também os convidados do Presidente da República e as visitas oficiais. Ao fundo do Pátio dos Bichos, encontra-se um muro com uma fonte e várias portas gradeadas que foram, outrora, ocupadas por animais selvagens provenientes de África. José Saramago ilustra este facto em A Viagem do Elefante, que conta a história de um elefante trazido da Índia, o qual, até ter sido oferecido pelo Rei D. João III ao Arquiduque da Áustria Maximiliano II, permaneceu, quase que esquecido, nesta zona do Palácio reservada aos animais exóticos que chegavam a Portugal vindos de outros continentes.
Uma escada com pórtico de pedra dá acesso à conhecida sala das Bicas cujas imagens são frequentemente transmitidas na televisão cada vez que os convidados do Presidente da República prestam declarações aos jornalistas, numa conferência de imprenssa. Para além da sala das Bicas, tivemos também a oportunidade de circular por recantos célebres do Palácio de Belém tais como a Sala Dourada, a Sala Império e até mesmo a Sala Azul, também chamada Sala dos Imperadores, onde se realizam, por vezes, algumas tomadas de posse dos membros do Governo e onde ocorre a cerimónia de apresentação de cartas credenciais pelos novos Embaixadores que se acreditam em Portugal.
Comunicando com a sala Azul está o Gabinete de Trabalho do Presidente. Foi durante a presidência do General Ramalho Eanes que este espaço se tornou no Gabinete de Trabalho do Presidente e assim se mantém até ao dia de hoje.
O Palácio de Belém recebeu durante a presidência do Dr. Jorge Sampaio um conjunto de oito obras da artista Paula Rego, as quais representam o Ciclo de Vida da Virgem Maria e da Paixão de Jesus Cristo. As telas foram encomendadas pelo Presidente Jorge Sampaio, em 2002, e decoram a Capela do Palácio. Contou-nos a guia que vários visitantes mais conservadores manifestam a sua admiração ao contemplar estes quadros devido ao já habitual e excêntrico estilo que marca a obra da conceituada artista.
Este evento culminou com a visita aos magníficos Jardins do Palácio de Belém e, por fim, ao Museu da Presidência da República onde se exibem, à entrada, do lado esquerdo, os Símbolos Nacionais: Hino e Bandeira. O objetivo da criação deste museu assenta na ideia da aproximação do Presidente aos cidadãos, o que ficou patente em todos os que estiveram presentes na visita.
Carla Gomes, (Estudante do 3º ano)
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Testemunho
“[…] Com a visita à Presidência da República, foi possível «materializar» os conhecimentos lecionados em aula, de uma forma mais lúdica e dinâmica.
Não se imagina, de facto, tudo o que está por detrás de um evento e, como pudemos comprovar na visita de sábado, as várias salas do palácio, todas elas, são dotadas de uma personalidade única que, de alguma forma, conferem ao evento uma determinada simbologia, para além daquela que já lhe está subjacente.
Ainda mais interessante do que nos ser transmitida, em aula, a informação da existência de vários elementos protocolares, por exemplo, sobre a Presidência, é a possibilidade de os ver, por nós próprios, de explorá-los conforme o nosso interesse.
Tenho pena de que mais eventos desta natureza não sejam organizados, até porque os mesmos só nos enriquecem culturalmente, e também pessoalmente, revelando-se uma mais-valia para a consolidação dos vastos conhecimentos das mais variadas unidades curriculares. Este tipo de iniciativas também serve para aproximar os colegas e professores, num ambiente mais informal: de alguma forma, estas iniciativas prosperam as relações entre os colegas e professores. […]
Andreia Correia (Estudante de Marketing, Publicidade e Relações Públicas, 3º A)
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Uma visita à Assembleia da República
Sabiam que a Assembleia da República assenta num antigo mosteiro beneditino construído em finais do século XVI? Seguimos para a escadaria nobre do Palácio de São Bento, dando acesso ao andar nobre, onde fica a Sala das Sessões. É de referir o esplendoroso lustre de uma tonelada, sim, uma tonelada. Imaginem só que, para se mudar uma lâmpada, é necessária a força de vários homens e aproximadamente seis horas para concluir o trabalho!!
Prosseguimos a nossa visita para a Sala dos Passos Perdidos. Um nome curioso, sem dúvida, que se deve ao facto de ser uma sala de espera e de passagem para jornalistas e staff. Daqui temos acesso à Sala das Sessões, o ponto alto da nossa visita. Na Sala das Sessões ou Hemiciclo reúnem-se os Deputados dos partidos que obtiveram representação parlamentar. Tivemos o privilégio e a honra de ocupar os lugares de homens e mulheres que diariamente debatem, reprovam e aprovam as leis de Portugal. Sem dúvida que sentimos algum do peso da responsabilidade que aquela sala transmite. Por último, não podíamos deixar de referir a estátua, ladeada pela bandeira portuguesa, que representa a República.
Ao sair da Sala das Sessões, tivemos a oportunidade de ficar a conhecer um dos muitos segredos que este edifício encerra: numa das colunas de mármore rosa, à saída da Sala dos Passos Perdidos, algures a meio, escondida do olhar comum, uma figura que se assemelha muito, mas mesmo muito, a Luís Vaz de Camões.
Feita esta descoberta, seguimos para o Salão Nobre, um salão de visitas da Assembleia da República que é utilizado para receber convidados. Seguiu-se a visita à Sala do Senado, que é muito parecida com a Sala de Sessões. Foi criada para servir, na monarquia, como Câmara dos Pares do Reino. Nesse tempo, era aqui que os reis se sentavam para escutar os representantes da nobreza e do clero; mais tarde, passou a chamar-se a Sala do Senado. Como agora não existe senado, é nesta sala que se realizam colóquios, conferências, reuniões internacionais ou de comissões parlamentares, assim como as sessões do Parlamento dos Jovens.
Daqui passámos à Biblioteca da Assembleia da República, que atualmente possui mais de 150.000 volumes e está aberta ao público.
Em seguida, descemos ao antigo refeitório do Mosteiro de São Bento, ladeado de belíssimos painéis de azulejo, recuperados e preservados, que servirá como ponto de receção para os futuros visitantes e que dispõe de um sistema interativo de aprendizagem e de projeção de um filme promocional. Antes de terminarmos a visita, na Livraria da Assembleia da República, parámos na Sala dos Arcos, as antigas cavalariças do mosteiro, que, tal como nome indica, exibe um teto com lindíssimos arcos, espaço que alberga todo o arquivo histórico parlamentar desde 1895.
Resta agradecer o gentil convite para esta visita e a excelente oportunidade para acrescentarmos algo mais à nossa cultura geral.
“A instrução emancipa” – Sebastião de Magalhães Lima
Mafalda Baptista (Estudante de 3.º ano)
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Seminário de 17/04 – Secretariado, acabar com o estereótipo, Talks de Secretariado
No evento de dia 17 de abril, o Seminário | Secretariado, acabar com o estereótipo, tivemos um painel, denominado Talks de Secretariado, onde tivemos o prazer, e a honra, de ouvir em primeira mão os testemunhos de Alumni e profissionais da área do Secretariado. A importância de ouvir estes testemunhos pode não ser visível para todos, mas para quem, ainda, não teve contacto com o mundo laboral é algo fundamental. Mostra-nos perspetivas do mundo real, que muitas vezes nos são mencionadas nas aulas, mas que, desta forma, adquirem um significado completamente diferente.
Em todos os testemunhos ouvimos a descrição de uma caminhada árdua, mas compensadora. Ouvimos relatos que descreveram como é que a decisão de optar por uma carreira no Secretariado afetou as suas vidas: o voltar a estudar após vários anos de estar no mercado de trabalho; a organização do tempo para conseguir conciliar casa, filhos, estudos e trabalho; a necessidade de ter uma formação académica na área do secretariado, para melhorar o nível de desempenho; ou, simplesmente, o seguir de um sonho “desafiando” os pais nesse sentido.
Por várias vezes fomos confrontados com as suas experiências no estrangeiro e com o que estas contribuíram e complementaram a sua formação. De igual modo, tivemos a oportunidade de ouvir, de uma estudante de Erasmus, como foi a sua adaptação ao nosso país e costumes, e o porquê da sua escolha de estudar noutro país.
Apesar da diferença de experiências, alguns aspetos foram transversais a todas as intervenções: o humor, o dinamismo e, muitas vezes também, o emblemático “café”. Pelos testemunhos, percebemos que ninguém se sente inferiorizada/o por servir um café, caso este lhe seja pedido. É uma questão de entender que não é o facto de servir um café que nos define ou condiciona a perceção daquilo que somos capazes. Assim, ficámos convencidos de que, pelo menos, esse estereótipo já foi ultrapassado!
Catarina Faria (Estudante do 2.º ano)
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Feedback “Secretariado: acabar com o estereótipo”
Prosseguimos a nossa visita para a Sala dos Passos Perdidos. Um nome curioso, sem dúvida, que se deve ao facto de ser uma sala de espera e de passagem para jornalistas e staff. Daqui temos acesso à Sala das Sessões, o ponto alto da nossa visita. Na Sala das Sessões ou Hemiciclo reúnem-se os Deputados dos partidos que obtiveram representação parlamentar. Tivemos o privilégio e a honra de ocupar os lugares de homens e mulheres que diariamente debatem, reprovam e aprovam as leis de Portugal. Sem dúvida que sentimos algum do peso da responsabilidade que aquela sala transmite. Por último, não podíamos deixar de referir a estátua, ladeada pela bandeira portuguesa, que representa a República.
Ao sair da Sala das Sessões, tivemos a oportunidade de ficar a conhecer um dos muitos segredos que este edifício encerra: numa das colunas de mármore rosa, à saída da Sala dos Passos Perdidos, algures a meio, escondida do olhar comum, uma figura que se assemelha muito, mas mesmo muito, a Luís Vaz de Camões.
Feita esta descoberta, seguimos para o Salão Nobre, um salão de visitas da Assembleia da República que é utilizado para receber convidados. Seguiu-se a visita à Sala do Senado, que é muito parecida com a Sala de Sessões. Foi criada para servir, na monarquia, como Câmara dos Pares do Reino. Nesse tempo, era aqui que os reis se sentavam para escutar os representantes da nobreza e do clero; mais tarde, passou a chamar-se a Sala do Senado. Como agora não existe senado, é nesta sala que se realizam colóquios, conferências, reuniões internacionais ou de comissões parlamentares, assim como as sessões do Parlamento dos Jovens.
Daqui passámos à Biblioteca da Assembleia da República, que atualmente possui mais de 150.000 volumes e está aberta ao público.
Em seguida, descemos ao antigo refeitório do Mosteiro de São Bento, ladeado de belíssimos painéis de azulejo, recuperados e preservados, que servirá como ponto de receção para os futuros visitantes e que dispõe de um sistema interativo de aprendizagem e de projeção de um filme promocional. Antes de terminarmos a visita, na Livraria da Assembleia da República, parámos na Sala dos Arcos, as antigas cavalariças do mosteiro, que, tal como nome indica, exibe um teto com lindíssimos arcos, espaço que alberga todo o arquivo histórico parlamentar desde 1895.
Resta agradecer o gentil convite para esta visita e a excelente oportunidade para acrescentarmos algo mais à nossa cultura geral.
“A instrução emancipa” – Sebastião de Magalhães Lima
Mafalda Baptista (Estudante de 3.º ano)
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Seminário de 17/04 – Secretariado, acabar com o estereótipo, Talks de Secretariado
No evento de dia 17 de abril, o Seminário | Secretariado, acabar com o estereótipo, tivemos um painel, denominado Talks de Secretariado, onde tivemos o prazer, e a honra, de ouvir em primeira mão os testemunhos de Alumni e profissionais da área do Secretariado. A importância de ouvir estes testemunhos pode não ser visível para todos, mas para quem, ainda, não teve contacto com o mundo laboral é algo fundamental. Mostra-nos perspetivas do mundo real, que muitas vezes nos são mencionadas nas aulas, mas que, desta forma, adquirem um significado completamente diferente.
Em todos os testemunhos ouvimos a descrição de uma caminhada árdua, mas compensadora. Ouvimos relatos que descreveram como é que a decisão de optar por uma carreira no Secretariado afetou as suas vidas: o voltar a estudar após vários anos de estar no mercado de trabalho; a organização do tempo para conseguir conciliar casa, filhos, estudos e trabalho; a necessidade de ter uma formação académica na área do secretariado, para melhorar o nível de desempenho; ou, simplesmente, o seguir de um sonho “desafiando” os pais nesse sentido.
Por várias vezes fomos confrontados com as suas experiências no estrangeiro e com o que estas contribuíram e complementaram a sua formação. De igual modo, tivemos a oportunidade de ouvir, de uma estudante de Erasmus, como foi a sua adaptação ao nosso país e costumes, e o porquê da sua escolha de estudar noutro país.
Apesar da diferença de experiências, alguns aspetos foram transversais a todas as intervenções: o humor, o dinamismo e, muitas vezes também, o emblemático “café”. Pelos testemunhos, percebemos que ninguém se sente inferiorizada/o por servir um café, caso este lhe seja pedido. É uma questão de entender que não é o facto de servir um café que nos define ou condiciona a perceção daquilo que somos capazes. Assim, ficámos convencidos de que, pelo menos, esse estereótipo já foi ultrapassado!
Catarina Faria (Estudante do 2.º ano)
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Feedback “Secretariado: acabar com o estereótipo”
O seminário “Secretariado: acabar com o estereótipo”, que teve lugar no passado dia 17 de abril, no ISLA Campus Lisboa, foi um verdadeiro sucesso, devido ao empenho e dedicação de todos os intervenientes. Fica aqui apenas algum feedback recebido sobre o evento:
“Foi um prazer participar. Foi uma experiência totalmente nova e confesso que durante todo o seminário senti ainda mais orgulho por exercer esta profissão!” Dina Diogo
“Este projeto (…) foi divertido, interessante e essencialmente serviu para nos unir ainda mais. Eu sou uma aluna muito ausente, por causa da minha vida profissional, e este trabalho permitiu estar mais próxima das minhas colegas.” Sílvia Pedrosa
“Gostei particularmente das talks de Secretariado: achei muito interessante ouvir as experiências das diversas personalidades que passaram pelo nosso palco. Creio que a intervenção do Professor Henrique Pietra Torres foi um dos momentos altos do evento.
E, para além disso, foi uma ótima oportunidade de conhecer melhor os colegas do curso que estão noutras turmas/anos; foi uma forma divertida de interação e camaradagem.” Catarina Faria
“I really liked the subject of the presentation and I think it was a good idea to hear the experiences of the speakers. The students did a great job to organize a nice seminar! They will be good event managers in the future.” Sandra Nessen (Estudante Belga, Erasmus)
“Considero que este Seminário foi muito positivo para mim, quer pelos conteúdos interessantes e atuais, quer pelo excelente ambiente que senti. Foi um prazer poder partilhar a minha vivência profissional.” Fernanda Mendes Vilar
“O tempo de duração do evento, das 14:00 às 18:00 com uma pausa a meio, foi bem determinado, pois se fosse eventualmente mais tempo poderia cansar a plateia (mas não falo por mim, porque eu teria ficado até à meia-noite a assistir). A homenagem à Dr.ª Maria do Rosário Braga da Cruz foi um momento de grande emoção. Espero que seja um de muitos eventos de SCE, pois numa visão geral correu lindamente - quem teve a oportunidade de participar em alguma coisa fê-lo com grande empenho, alegria e orgulho e isso podia ver-se nos rostos de quem organizou. Estávamos todos ao rubro.” Teresa Pacheco
“Os pontos fortes do evento foram: os bons oradores, a divulgação do evento (Event Point e redes sociais), a partilha dos testemunhos de profissionais de Secretariado e o debate da profissão em si. Também gostei de ouvir falar sobre a cultura chinesa e sobre protocolo. Tenho apenas pena que a temática de Secretariado tenha sido inserida na semana do Marketing e que tenhamos tido pouco tempo (apenas uma tarde) para explorar todos os temas.” Bruna Ferreira
“A Dra. Susana Casanova está de parabéns pelo trabalho que tem desempenhado e deve estar muito orgulhosa pelos resultados apresentados pelos estudantes. Só espelha o trabalho que tem vindo a desempenhar. Tenho de confessar que, quando deixei o ISLA, vinha tão feliz que até me deu vontade de voltar a estudar. Não sinto necessidade, mas certamente que o ISLA seria a entidade a escolher.” Ilda Ferreira
“O programa do evento pareceu-me bastante adequado e capaz de despertar interesse à assistência. Tive pena que fosse realizado durante a tarde e não à noite, porque perdemos muita assistência (mesmo estando o auditório quase cheio). Os patrocínios também marcaram uma presença forte no evento pois, com o calor que fazia, as bebidas souberam-nos lindamente e os pastéis de nata sabem bem em qualquer altura do ano.” Carla Gomes
“Os oradores escolhidos para as ‘Talks de Secretariado’, como para ‘Secretariado: A profissão em debate’ e para as apresentações de ‘Cultura, Comunicação e Protocolo’ foram muito bons. Ainda acho que devíamos ter uma semana inteira dedicada ao nosso curso. Conseguimos organizar quatro tardes fantásticas, podemos fazer mais e fazer melhor.” Dália Cavaco
“O sketch foi uma maneira excelente de captar a atenção de todos e estava muito bem feito. E os convidados foram excelentes.” Ana Rita Santos
“Os pontos fortes do evento foram a organização, o apoio prestado pelo staff e a audiência – auditório esteve praticamente completo, durante grande parte do tempo. Em geral correu muito bem e conseguiu-se passar uma imagem dinâmica da licenciatura em Secretariado.
Foi pena haver pouca divulgação e o evento decorrer durante o horário de aulas e/ou trabalho, o que impossibilitou alguns alunos de outros cursos de poder assistir.” Fátima Marujo
Comentários dos estudantes do CET em Secretariado e Assessoria Administrativa:
“Os convidados eram especiais e com histórias que se podem enquadrar na nossa história. Gostei da forma como foi feita a divulgação do evento e como o tempo das intervenções era controlado por uma estudante deu um ar mais descontraído ao evento. Foi bom terem enquadrado a turma do CET em Secretariado.” Marina Sebastião
“A informação foi interessante, bem como a organização dos oradores, e a decoração estava bonita. A receção dos convidados foi muito bem conseguida, bem como o apoio à plateia. Só gostava de ter visto testemunhos dos estudantes da experiência atual no ISLA da licenciatura em SCE.” Marta Alho
“Foi um evento motivador para os estudantes, no qual se desmistificaram ideias preconcebidas face à profissão. Valorizou-se o profissional de Secretariado e promoveu-se a profissão, mostrando o potencial de empregabilidade, apesar da crise. Estão a preparar-se os futuros profissionais de Secretariado face ao que poderão encontrar no mercado de trabalho.” Telma Alves
Homenagem | Mestre Maria do Rosário Braga da Cruz
Os estudantes da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial organizaram uma homenagem à Mestre Maria do Rosário Braga da Cruz.
Fica um excerto do bonito e marcante texto que escreveram:
“Homenagear é reconhecer, é mostrar agradecimento pelo trabalho, pela dedicação e pela eficiência tida no desempenho de um cargo.
É um muito obrigado pela contribuição dada à causa que abraçou e ao engrandecimento que proporciona a tantos estudantes e profissionais.
É um ato de justiça. É um dever agradecer a quem nos ensina, a quem nos ajuda a crescer e a ser boas pessoas, quer seja no plano pessoal, quer seja no plano profissional.
A nossa homenageada é um exemplo a seguir. É uma referência. […]
Em nome de Todos, UM MUITO OBRIGADO Senhora Dra. Maria do Rosário Braga da Cruz!”
Um agradecimento especial à Filipa Alves (2º Ano B), à Fátima Marujo e à Mafalda Baptista (3º Ano B).
Susana de Salazar Casanova
Coordenadora Executiva da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial
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Testemunho | Evento “Secretariado: Acabar com o Estereótipo”
A 17 de abril, no ISLA Campus Lisboa, decorreu o evento “Secretariado: Acabar com o Estereótipo”, inserido na semana temática de Marketing, Secretariat & Management. Na primeira parte do evento, o sketch “Nós não fazemos só isto”, concebido para o efeito por estudantes da licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial, despertou-me a atenção, conseguindo demonstrar de forma clara que um profissional nesta área tem mais responsabilidades do que simplesmente levar o café ou tirar fotocópias.
Os testemunhos que não só alumni como outros profissionais da área não ligados ao ISLA apresentaram em seguida foram importantes para quem estava na sala e não tinha conhecimento da realidade da profissão, tal como o foi o painel “Secretariado: a Profissão em Debate”, que contou com os oradores José Mendes Ribeiro, Isabel Carvalho e Ana Bordalo, moderados pela Professora Maria João Borges. Houve ainda oportunidade para realçar a importância da Comunicação e do Protocolo no âmbito das relações interculturais e institucionais, com apresentações dos Professores Beatriz Hernández, Alexandra Santos e Henrique Pietra Torres. Por fim, depois de um programa vasto e esclarecedor e de uma sentida homenagem à Mestre Maria do Rosário Braga da Cruz, nada melhor do que assistir a um vídeo sobre a licenciatura no ISLA Campus Lisboa.
O evento foi sem dúvida um sucesso, não só para acabar com os estereótipos ainda associados à profissão como também para promover o curso. Afinal, como foi dito durante o evento: «Pensar secretariado é pensar ISLA».
Tiago Ferreira (Estudante do 1º ano)
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Agradecimentos | Seminário “Secretariado, acabar com o estereótipo”
Agradeço aos oradores presentes a simpatia de terem aceitado, de imediato, o convite para participar no seminário:
“Talks de Secretariado” | Testemunhos de Alumni e profissionais da área de Secretariado: Helena Rodrigues, Paula Campos, Zita Ramos, Ilda Ferreira, Sandra Nessen, Gabriela Fino, Dina Diogo, Diogo Marques dos Santos, Fernanda Mendes Vilar, Leonor Alenquer.
Painel | A Profissão em debate | Moderador: Maria João Borges | Docente no ISLA Campus Lisboa. Participantes: José Mendes Ribeiro | Administrador Executivo da Walk-in Clinics Portugal SA / Membro do Conselho Científico da Fundação Francisco Manuel dos Santos, Isabel Carvalho | Diretora de Recursos Humanos da Linklaters LLP, Ana Bordalo | Consultora Sénior da Page Personnel Secretarial & Management Support.
Apresentações | Cultura, Comunicação e Protocolo | Participantes: Beatriz Hernández | Docente no ISLA Campus Lisboa, Alexandra Santos | Coordenadora Científica da Licenciatura em Ciências da Comunicação, Henrique Pietra Torres | Docente no ISLA Campus Lisboa e Especialista em Protocolo.
Foi uma tarde de trabalho frutuosa e singular em que todos fizemos um esforço para aumentar a dignificação desta profissão. A partilha de experiências e o debate foram muito úteis nesse sentido.
Este seminário foi o quarto evento da licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial, em três semanas temáticas diferentes: Safety & Security (21 de março), Hospitality (10 e 11 de abril) e Marketing, Secretariat & Management (17 de abril). A montagem destes acontecimentos não teria sido possível sem a ajuda e o apoio constante de várias pessoas, a quem agradeço:
-A todos os colaboradores do ISLA Campus Lisboa que direta e indiretamente estiveram envolvidos nas Semanas Temáticas, nomeadamente: Elp4All: Senhor José Barreiro; Marketing: Dra. Carolina Dias e Dra. Neuza Costa; Direção Académica: Dra. Vera Moita.
-Agradeço aos Colegas: Professora Doutora Joana Serafim, Professor Doutor Marcelo Oliveira e Professora Doutora Paula Carvalho pela colaboração na preparação e montagem dos eventos da licenciatura. À Professora Maria João Borges os seus contributos e a permanente troca de ideias na montagem do seminário. Aos quatro, o meu obrigada pelo empenho, dedicação e cooperação!
Um reconhecimento especial aos estudantes que foram inexcedíveis neste desafio lançado às cinco turmas a 30 de novembro de 2012. Estes eventos contribuíram para que docentes e estudantes também se conhecessem melhor. A colaboração de estudantes do CET em Secretariado e Assessoria Administrativa foi disso um excelente exemplo. Aprenderam, também, a trabalharem melhor em equipa, a ultrapassar barreiras, a gerir expetativas e a reunir sinergias… Além disso, fizeram contactos e reforçaram amizades. Às estudantes do terceiro ano, o meu MUITO obrigada. Foram especiais, dedicadas, incríveis, arrojadas, criativas e eu não esquecerei o vosso apoio!
Susana de Salazar Casanova
Coordenadora Executiva da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial
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Testemunho | Evento “Secretariado: Acabar com o Estereótipo”
Na tarde de quarta-feira, dia 17 de Abril, o ISLA Campus Lisboa assistiu ao que se pode considerar uma celebração do curso com mais tradição na instituição: a licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial. Uma celebração, de facto, especialmente dado o empenho e profissionalismo revelados pelos estudantes da licenciatura, não apenas no magnífico sketch introdutório por eles concebido – ”Nós não fazemos só isto!” –, com o qual se pretendeu apresentar a face moderna da profissão e tentar, de vez, acabar com alguns dos estereótipos a ela associados, como em todos os pormenores da organização do evento: da receção dos convidados, passando pela apresentação dos diversos momentos que o constituíram até ao empolgante vídeo final sobre a licenciatura.
Celebrou-se a profissão com a presença de doze profissionais de secretariado, alguns alumni do ISLA Campus Lisboa, e refletiu-se sobre a sua realidade atual com o painel “A Profissão em Debate”, moderado pela Mestre Maria João Borges. Enfatizou-se a importância do protocolo nas relações interculturais e institucionais com as apresentações de docentes da casa subordinadas ao tema “Cultura, Comunicação e Protocolo”. E honrou-se um dos nomes que, ao longo dos anos, mais contribuíram para o sucesso e reconhecimento do curso: o da incontornável Mestre Maria do Rosário Braga da Cruz.
Dúvidas houvesse de que se celebra fazendo, o evento de hoje constituiu a prova mais cabal de que a aliança entre a tradição e o empenho esclarecido, tanto dos estudantes da licenciatura como da sua coordenadora, Dra. Susana de Salazar Casanova, é capaz de resultados notáveis. E o saber fazer nunca deve ser desperdiçado.
Marcelo G. Oliveira
Docente da U.C. Técnicas de Comunicação e de Expressão
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Post Scriptum | Mesa-Redonda “Portugal no Mundo: Além do Medo de Existir”
No rescaldo da mesa-redonda "Portugal no Mundo: Além do Medo de Existir", publicamos cinco textos de estudantes do primeiro ano do turno noturno da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial baseados na sua leitura de "Contrato Sentimental", de Lídia Jorge, e de "Portugal, Hoje: O Medo de Existir", de José Gil.
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A autora aborda vários temas, desde a «Identidade» do país até aos seus «Mitos», passando pela «Mobilidade», «Autonomia», bem como pela «Comunicação», «Imprensa», «Livro», «Língua», «Cidades» e a «Metrópole». São diversas as situações que Lídia Jorge descreve de uma forma soberba, com uma «ironia» extrema e deliciosa, sem ser desagradável ou humilhante. Apenas tenta despertar no comum português algo para além da sua «mediocridade», alertando sobre o que poderá ser mudado na sociedade em que vivemos, face a uma globalização que atinge o mundo de forma transversal.
Lídia Jorge, com o «Contrato Sentimental», faz-nos pensar no que fomos, no que somos e no que podemos vir a ser, transmitindo um sentimento de revolta e uma vontade de lutar por algo melhor para o nosso futuro e para aqueles que, depois de nós, virão. A leitura que fiz deste pequeno livro forneceu-me, de facto, uma perspetiva diferente sobre o meu país, dando-me a ver que, ao contrário do que muitos acreditam, Portugal não é um «lixo», mas sim um país com potencial para ir mais além.
Afinal, «Portugal existe!».
Ana Pais
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No passado dia 21 de março – dia da mesa-redonda “Portugal no Mundo: Além do Medo de Existir” –, celebrámos, simultaneamente, o Dia Mundial da Floresta e o Dia Mundial da Poesia. É bem sabido que, para além de serem a nossa fonte de oxigénio, as árvores também nos dão o papel usado na elaboração dos livros que, com as suas histórias emblemáticas, nos fazem rir ou chorar.
Entre estes encontram-se os de Lídia Jorge, sendo um deles o ensaio «Contrato Sentimental», livro em que a autora nos dá a conhecer a sua reflexão sobre o futuro de Portugal e sobre o futuro do próprio Livro.
De facto, com o avanço das tecnologias, uma pergunta impõe-se: será que o livro, tal como o conhecemos, está condenado? Hoje em dia já se diz que o futuro pertencerá ao e-book. Mas o que é afinal esta novidade?
O e-book é simplesmente um «livro» que podemos ler através de um tablet ou até mesmo do nosso telemóvel: deixamos assim de «folhear» as páginas e passamos a manusear um ecrã. Assim sendo, iremos perder alguns hábitos, tais como guardar uma recordação de algo ou de alguém entre as páginas de um volume.
Com esta «evolução literária», passaremos a ter as grandes obras de literatura portuguesa e estrangeira em formato digital, podendo as salas esvaziar-se de livros e estantes para conterem apenas um computador. Creio que, com esta transformação, o gosto dos estudantes pela literatura poderá vir a crescer, uma vez que, hoje em dia, o acesso a um dispositivo que possibilite a visualização de livros digitais, como um mero smartphone, tornou-se algo de banal.
Pesem embora todos os benefícios do e-book, porém, espero sinceramente que o livro em papel não desapareça, pois, como disse certa vez Umberto Eco, numa conferência na Biblioteca de Alexandria citada por Lídia Jorge: «Os livros pertencem a essa classe de instrumentos que, uma vez inventados, não precisaram de ser aprimorados porque já estão suficientemente bons para serem usados para sempre, tal como o martelo, a faca, a colher ou a tesoura».
Ana Brás
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A leitura do livro de Lídia Jorge, intitulado «Contrato Sentimental», permite-nos obter uma visão sobre questões pertinentes da atualidade que preocupam a autora e que deveriam também preocupar a sociedade portuguesa.
Dos diversos temas relevantes por ela abordados, o que me suscitou mais interesse foi o do primeiro capítulo: «Identidade». Nele, a autora refere como Portugal é composto, na sua maioria, por uma população que tem por hábito criticar o seu país, fazendo-o de uma forma tão espontânea que o gesto não manifesta sequer o desejo de obter uma consequência prática, com o intuito de que algo mude, constituindo, pelo contrário, uma mera forma de desabafo que se tornou um hábito. Por isso, de uma forma geral, a maioria destes desabafos – sobre como tudo está mal, como no país nada funciona – acaba por fazer parte de um discurso diário tão habitual que ninguém leva a sério.
Isto porque, simplesmente, vivemos acomodados a uma situação que se vem a arrastar há anos, sendo sempre mais fácil colocarmos a culpa nos outros quando as coisas não correm bem do que mudar a nossa mentalidade pessimista, que nos leva a acreditar que o que é português não presta.
Creio que a postura das gerações futuras perante esta questão virá a ser diferente, por se tratar de uma população, na sua maioria, com um nível de ensino superior, ao contrário das gerações passadas. A sociedade portuguesa, de facto, começa a encarar a educação como uma prioridade, embora ainda estejamos longe dos níveis de instrução alcançados por outros países. Para inverter esta situação, é fundamental que a educação seja vista como uma tarefa global, para a qual é essencial a participação de todos os intervenientes, da família aos professores ao estado.
Só assim poderemos mudar mentalidades e fazer a diferença.
Sara Diogo
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Cada pessoa tem a sua experiência no mundo: uns passam por grandes momentos de felicidade; outros, por meros bons momentos; outros, por grandes ou pequenas tragédias.
Cada experiência que vivemos define-nos ou redefine-nos como pessoas. O que nos distingue uns dos outros é o modo como agimos perante cada situação: aceitamos, aceitamos sem concordar, discordamos e opomo-nos, ou simplesmente não queremos saber e não reagimos de maneira nenhuma - ou melhor, reagimos com indiferença.
Tais pensamentos ocorrem-me após a leitura de «Contrato Sentimental», de Lídia Jorge, livro que nos dá a conhecer um pouco da visão da escritora sobre o nosso país, oferecendo-nos uma perspetiva com a qual em grande parte me identifico.
De facto, no capítulo «Cidades», a autora salienta que as nossas experiências nos dividem em grupos, os insignificantes e os significantes: «Insignificantes são todos aqueles que por mais que se esforcem, mesmo tendo opinião, não têm voz, sabem que ela não produz efeito».
São as pessoas comuns, cuja rotina de vida passa por ir para o emprego e voltar para casa apenas na esperança de os manter. Os significantes, por seu lado, são aqueles que, de alguma maneira, se fazem «ouvir»; são as pessoas que lutam por algo e conseguem deixar uma marca da sua passagem, que se destacam, mesmo que o façam de forma errada, como um marginal: «O marginal mostra-se, evidencia-se, ou dá provas claras da sua existência, de outra forma, não seria um marginal».
Na base de tal situação, encontram-se questões como a falta de instrução, de cultura, de emprego, de uma visão de futuro. De facto, segundo Lídia Jorge: «enquanto a polis procura coincidir com o território da urbe e esta lhe escapa […] tem sempre um cheiro tórrido a pobreza, a exclusão e a violência».
Com efeito, existem vários problemas enraizados na sociedade portuguesa que deveriam ser alvo de atenção, mas que acabam por ser tratados como tabu, como a cooperação dos agentes económicos, a justiça ou a perspetiva religiosa. Para tal, é necessário mudar mentalidades, porque o Mundo evoluiu e também nós temos de o fazer. Devemos todos contribuir para o seu desenvolvimento, começando pelo aperfeiçoamento do meio onde nos encontramos, por menor que seja o tamanho da nossa ação. A mudança passa por nós e talvez tenha que começar pela crítica, pela reação.
Devemos nós ser significantes ou indiferentes perante o Mundo?
Tatiana Antunes
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Inúmeras vezes ouvimos, ou somos nós próprios a dizer, que «Portugal é uma república das bananas» ou, ainda pior, que «no tempo de Salazar não era assim». José Gil, no seu livro «Portugal, Hoje O Medo de Existir», aborda traços da nossa sociedade que nos levam a refletir sobre a nossa real condição.
Para o autor, a sociedade portuguesa apresenta várias características que conduzem a um tal comportamento, como a tendência para o «deixa andar», a inveja ou o «queixume». De facto, muitas vezes as pessoas queixam-se da vida que levam: queixamo-nos do trânsito, do tempo, do estado da nação, mas raramente fazemos algo para alterar a nossa condição. Esta atitude perante os problemas que vão surgindo leva-nos ao «deixa andar»: reclamamos mas, no fundo, aceitamos a situação tal como ela está, pois pensamos que não detemos o poder para a mudança.
Abordando esta questão, José Gil afirma: «O português raramente se rebela, mas frequentemente dá a volta à lei através de pequenos golpes». O autor diz-nos tratar-se de meios e estratégias de sobrevivência que constituem o «chico-espertismo», bem presente na nossa sociedade a todos os níveis, de certos atos do dia a dia aos grandes casos a que assistimos na televisão. E, mais uma vez, nada se faz.
Tais atitudes, que José Gil diz estarem enraizadas na nossa sociedade, conduzem, segundo o autor, à inveja, um sentimento que pode ser contagiante, levando a que certas engrenagens do sistema fiquem bloqueadas e que o sucesso por alguns alcançado seja por vezes visto como um sinal de arrogância.
Assim, e retomando a ideia inicial, o facto de as pessoas dizerem que «estamos entregues aos bichos» é nada mais, nada menos que um tubo de escape, uma maneira de nos desculparmos do estado a que as coisas chegaram.
Contudo, face à atual situação do país, certos grupos de cidadãos lutam contra o «deixa andar», levando cada vez mais pessoas para as ruas de modo a manifestarem a sua opinião. Se estamos perante uma mudança de mentalidade na sociedade portuguesa, ainda é cedo para saber. Mas a porta foi aberta.
Tiago Ferreira
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Agradecimentos | Evento Imagem 360º
Em nome da organização do evento “Imagem 360º”, gostaria de agradecer aos nossos estudantes da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial e aos alumni que colaboraram na organização do evento e que, uma vez mais, souberam responder ao nosso repto com extremo profissionalismo: o nosso obrigado a Ana Rita Guerreiro, Ana Rita Santos, Ana Martins, Andreia Gonçalves, Catarina Faria, Catarina Fortes, Dália Cavaco, José Wilson Júnior, Lara Ferreira, Marisa Sousa, Natalie Diniz, Ricardo André.
O nosso reconhecimento também à Direção Académica e à Direção Executiva do ISLA Campus Lisboa | Laureate International Universities, por todo o apoio concedido a esta iniciativa, bem como a todos os funcionários que para ela contribuíram. O nosso agradecimento à Perfumes e Companhia pelo patrocínio do Workshop de maquilhagem, bem como à maquilhadora profissional presente na sessão. Por fim, um agradecimento especial aos nossos ilustres convidados, Fernando Neves de Almeida, Andrea Schaefer, Cláudia Segurado, Raquel Domingues e Philippe Botefeau por nos honrarem com a sua participação.
Susana de Salazar Casanova
Coordenadora da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial
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Agradecimentos | Evento “Turismo e Marketing Cultural: A Literatura e as Novas Tecnologias da Linguagem”
Em nome da organização do evento “Turismo e Marketing Cultural: A Literatura e as Novas Tecnologias da Linguagem”, que decorreu no ISLA Campus Lisboa, no passado dia 10 de abril, gostaria de deixar uma palavra de apreço aos nossos ilustres convidados, Professora Doutora Luísa Coheur e Dr. Luís Miguel Rosa Dias, que demonstraram, com enorme clareza e paixão, a forma como o turismo cultural pode ser promovido, explorando, respetivamente, as novas tecnologias da linguagem e o legado deixado por figuras incontornáveis da literatura portuguesa, como é o caso de Fernando Pessoa.
Este evento não teria sido possível sem o apoio dos nossos estudantes e alumni, em particular os da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial, que colaboraram na organização do evento, distinguindo-se, uma vez mais, pelo extremo profissionalismo e simpatia: o meu obrigada a Ana Rita Guerreiro, Ana Rita Santos, Bruna Ferreira, Catarina Fortes, Dália Cavaco e José Wilson Júnior. Uma palavra de agradecimento especial à nossa mestre de cerimónias, Luiana Patrícia Pires.
O meu reconhecimento também ao Departamento de Marketing e, especialmente, à Direção Académica e à Direção Executiva do ISLA Campus Lisboa | Laureate International Universities, por todo o apoio concedido a esta iniciativa.
Paula Carvalho
Docente da U.C. Técnicas de Expressão Escrita
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Testemunho | Evento "Imagem 360º"
Testemunho | Evento "Imagem 360º"
As questões relacionadas com a imagem pessoal são frequentemente consideradas secundárias, sobretudo no meio académico. Contudo, a importância que esta assume, em todas as suas vertentes, na sociedade atual, motivou a organização do evento 360º, que foi, na minha opinião, um verdadeiro sucesso!
O Mestre Fernando Neves de Almeida, um dos oradores convidados, alertou para as vantagens e os inconvenientes da exposição dos jovens nas redes sociais e o potencial impacto dessa exposição no traçar do seu percurso profissional. Destacou igualmente a ideia de que a construção da imagem individual deverá refletir a nossa própria personalidade, em sintonia com os sonhos a que aspiramos. Sermos genuínos é, pois, tão importante como sermos capazes de nos adaptar – em termos de apresentação – ao meio em que nos inserimos, como defendeu a convidada Andrea Schaefer, especialista em consultoria de imagem.
Os estudantes do ISLA saíram deste evento mais conscientes da importância da imagem, em todas as suas facetas, e também mais bonitos, graças ao consultório de imagem, ao workshop de maquilhagem e à sessão fotográfica profissional que decorreram no âmbito do Imagem 360º.
Parabéns à organização pelo interessante e dinâmico evento!
Paula Carvalho
Docente da U.C. Técnicas de Expressão Escrita
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Evento | Secretariado: acabar com o estereótipo!
Os alunos de Secretariado e Comunicação Empresarial estão a organizar um evento que terá lugar a 17 de abril, às 14:00 horas, no auditório do ISLA Campus Lisboa | Laureate International Universities.
O objetivo deste seminário é, fundamentalmente, transmitir uma imagem dinâmica da profissão. Pretende-se:
1. Combater as ideias preconcebidas de que a profissão é alvo, com ajuda do humor, mostrando o potencial de empregabilidade desta área.
2. Demonstrar o apoio que o Secretariado e a Assessoria prestam à gestão, através de casos reais.
Para um plano detalhado das atividades apresenta-se o programa do evento:
14h00 | Sketch Introdutório – Nós não fazemos só isto!
14h30 | “Talks de Secretariado” - Testemunhos de Alumni e profissionais da área de Secretariado
15h15 | Painel: A profissão em debate
Moderador: Maria João Borges | Docente no ISLA Campus Lisboa
Participantes:
José Mendes Ribeiro | Administrador Executivo da Walk-in Clinics Portugal SA / Membro do Conselho Científico da Fundação Francisco Manuel dos Santos
Isabel Carvalho | Diretora de Recursos Humanos da Linklaters LLP
Ana Bordalo | Consultora Sénior da Page Personnel Secretarial & Management Support
16h00 | Intervalo para café
16h20 | Apresentações: Cultura, Comunicação e Protocolo
Participantes:
Alexandra Santos | Coordenadora Científica da Licenciatura em Ciências da Comunicação
Beatriz Hernández | Docente no ISLA Campus Lisboa
Henrique Pietra Torres | Docente no ISLA Campus Lisboa e Especialista em Protocolo
18h00 | Vídeo da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial. Agradecimentos. Encerramento.
A esta altura deve estar já bastante curioso sobre o evento. Afinal o que é um estereótipo? Os estereótipos existem e condicionam a forma como uma pessoa se vê e como os outros a veem. Estereótipos são ideias preconcebidas, baseadas em meias-verdades ou, pura e simplesmente, em desconhecimento e falta de informação. Ainda assim, continuam a existir e a profissão de Secretariado é disso exemplo.
Torna-se, portanto, necessário perceber quais são alguns dos estereótipos de que a profissão é alvo: ao pesquisar-se a palavra “secretariado” no Google, o resultado é uma série de imagens de senhoras, à frente de um computador e atrás de uma secretária; ao perguntar-se a alguém o que é que um profissional de Secretariado faz, a resposta será atender telefones, escrever cartas e servir cafés; ao pedir um motivo pelo qual um(a) secretário(a) pode ser promovido(a), dir-lhe-ão que dificilmente estará relacionado com o seu desempenho…
Mas a verdade é que um profissional de Secretariado também pode ser um homem e, nesse caso, ninguém assumirá que as tarefas a seu cargo se resumirão a servir cafés e atender telefones. Além disso, um(a) secretário(a) será promovido(a) com base no seu esforço e resultados, tal como noutras profissões. Se estes estereótipos não limitam aquilo que o profissional de Secretariado é capaz de fazer, também é muito redutor assumir que são as únicas coisas que executa!
Como em tudo na vida, há pessoas com excelente desempenho e outras com prestações menos brilhantes. É necessário haver empenho, ter orgulho e profissionalismo. É preciso combater e desmistificar ideias preconcebidas, mostrando o potencial destes profissionais, que são pessoas versáteis, competentes e muito dedicadas.
E esta luta só será ganha quando todos os Secretários(as) acreditarem nas suas capacidades e derem o máximo em tudo o que fazem.
Como disse Fernando Pessoa, deve colocar-se tudo o que se tem no mínimo que se faz (“Põe quanto és no mínimo que fazes.”) – pois só assim se atingirá a excelência, pois só assim valerá verdadeiramente a pena…
Andreia Gonçalves (Estudante do 2.º ano)
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Evento | Imagem 360º
Realizar-se-á no próximo dia 11 de abril, das 14:00 às 18:00 horas, no ISLA Campus Lisboa, inserido na semana temática de Hospitality, o evento Imagem 360º.
O programa incluirá uma palestra sobre marketing pessoal, proferida pelo Mestre Fernando Neves de Almeida (Diretor da Boyden Portugal / Coordenador Executivo da Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Organização Estratégica), uma intervenção sobre a importância da imagem no sucesso profissional na sociedade moderna, por parte de Andrea Schaefer (Image Management Consultant, ASLEI), um Consultório de Imagem e Styling, intitulado A imagem e o mercado de trabalho, organizado por Cláudia Segurado e Raquel Domingues (Consultoras de Imagem), um Workshop de maquilhagem, por Maria Fortes (mediante inscrição prévia) e ainda uma sessão fotográfica: Foto para CV, por Philippe Botefeau.
Importância da Imagem Profissional
A imagem profissional é e será sempre um cartão de visita em qualquer situação da nossa vida, tanto no campo profissional como no pessoal. Um profissional bem apresentado causa sempre uma boa impressão.
O primeiro impacto visual é fundamental para se poder transmitir uma boa imagem, principalmente nos dias de hoje, em que tudo é analisado ao mais ínfimo detalhe e em ambientes bastante competitivos. Todos os pormenores contribuem para fazer a diferença numa entrevista, em particular se o objetivo é ser selecionado Afinal, trata-se do emprego que tanto se ambiciona...
Se é daquelas pessoas que descuida a imagem, este é o momento em que deve refletir e considerar uma mudança. Ao frequentar uma licenciatura, é necessário preocupar-se com os fatores que afetam a empregabilidade, em especial a imagem, pela relevância que a função Secretariado assume no contacto com os vários stakeholders de uma organização.
O alvo de um profissional é o sucesso. Por isso, deve apostar na escolha de vestuário ajustado a cada situação e a cada momento do dia. Ao adotar um estilo tendencialmente mais formal está a diminuir riscos. O segredo passa também por saber o que vestir, como referido.
Deve optar por construir um guarda-roupa de qualidade. Para mulheres, as peças básicas (camisas brancas, vestidos, fato de calça/saia pelo joelho, calças escuras - azul, preto -, sobretudo num tom neutro…) são um bom investimento e contribuem para causar a tal boa impressão. Para homens, são necessários fatos escuros, camisas brancas ou de tom claro e, quando necessário, diversas gravatas. E vale a pena investir mais em qualidade do que em quantidade.
O estilo pessoal é assinalado pelo uso de um apontamento especial – uma pregadeira, para mulheres, ou um lenço de bolso, para homens – ou seja, algo que possa revelar um pouco a personalidade. Porém, sem exageros. Quanto à maquilhagem, é importante que se promova a sobriedade e a discrição.
Este evento permitir-lhe-á adquirir conhecimentos com vista a estar mais bem preparado para os desafios do mercado de trabalho. Além disso, ter conhecimento das regras contribui para aumentar a sua autoconfiança.
Lara Ferreira (Estudante do 2.º ano)
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Turismo e Marketing Cultural: a literatura e as novas tecnologias da linguagem
No próximo dia 10 de abril, decorrerá, no Auditório do ISLA Campus Lisboa, o evento subordinado ao tema “Turismo e Marketing Cultural: a literatura e as novas tecnologias da linguagem”, entre as 15h00 e as 18h00.
O programa incluirá uma apresentação interativa do projeto "FalaComigo”, que visa o desenvolvimento de aplicações capazes de responder automaticamente a perguntas sobre locais históricos, através de fala (Professora Luísa Coheur, IST/INESC-ID), uma intervenção do Dr. Luís Miguel Rosa Dias, intitulada "O Meu Tio Fernando Pessoa", e ainda a projeção do filme “Os Mistérios de Lisboa: What the Tourist Should See”, de José Fonseca e Costa.
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Testemunho | Mesa-Redonda “Portugal no Mundo: Além do Medo de Existir”
No dia 21 de Março o anfiteatro da escola abriu as portas a palavras fluidas, palavras que traduzem a preocupação que é viver em Portugal. Enquadrou-se o pensamento em balizas temporais, comparando épocas, testemunhando gerações, sublinhando momentos com humor.
Ninguém mostrou sinais de impaciência, mesmo quando a noite já acontecia. A plateia manteve-se atenta porque o discurso foi límpido e lúcido.
"Portugal no Mundo: além do medo de existir" teve como moderador um anfitrião que sabe ouvir, pontuar as pausas, ser invisível estando. É uma arte saber receber.
Este moderador faz parte da organização deste encontro. A ele, Marcelo Oliveira, a Ana Raquel Fernandes, a Joana Serafim, a Paula Fonseca Carvalho, a Sara Rodrigues de Sousa e a Susana de Salazar Casanova expresso aqui o meu agradecimento.
Fico à espera de outros encontros.
Maria João Figueiredo Forte | Docente do ISLA Campus Lisboa
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Agradecimentos - Mesa-Redonda “Portugal no Mundo: Além do Medo de Existir”
Em nome da organização da mesa-redonda “Portugal no Mundo: Além do Medo de Existir”, gostaríamos de agradecer aos nossos estudantes da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial e aos alumni que colaboraram na organização do evento e que, uma vez mais, souberam responder ao nosso repto da forma mais profissional possível: a Ana Rita Santos, Bruna Ferreira, Catarina Fortes, Cátia Rodrigues, José Wilson Júnior, José Vasconcelos, o nosso obrigado. Um agradecimento especial à estudante Dália Cavaco, pela leitura do poema de Sophia de Mello Breyner Andresen “Há Cidades Acesas na Distância”, neste dia que foi também o da Poesia, bem como ao Sr. José Barreiro e à D. Marlene Nunes pelo inexcedível apoio que prestaram ao bom desenrolar do evento. O nosso reconhecimento também ao Departamento de Marketing e, especialmente, à Direção Académica e à Direção Executiva do ISLA Campus Lisboa | Laureate International Universities por todo o apoio concedido à iniciativa. Por fim, um agradecimento aos nossos ilustres convidados – Lídia Jorge, Susana Araújo, Rui Pereira e José Jorge Barreiros -, por nos honrarem com a sua presença.
Joana Serafim e Marcelo G. Oliveira (Docentes da U.C. Técnicas de Comunicação e de Expressão)
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Mesa-Redonda - “Portugal no Mundo: Além do Medo de Existir”
No próximo dia 21 de Março, pelas 18:30, decorrerá no Auditório do ISLA Campus Lisboa | Laureate International Universities, uma mesa-redonda subordinada ao tema “Portugal no Mundo: Além do Medo de Existir”, com a presença da Escritora Lídia Jorge e dos Professores Rui Pereira (ISCSP), Susana Araújo (CEC-FLUL) e José Jorge Barreiros (ISCTE).
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Portugal no mundo: além do medo de existir
“Face à crescente sensação de precariedade, insegurança e instabilidade que caracteriza as sociedades contemporâneas, fruto das tensões inerentes à globalização enquanto fenómeno hegemónico, o presente evento pretende promover uma reflexão interdisciplinar sobre o posicionamento de Portugal na Europa e no mundo e os desafios que o país enfrenta na complexa conjuntura actual, procurando articular novos caminhos e visões para o futuro.”
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Semanas Temáticas - Primeira Reunião
A primeira reunião teve lugar no passado dia 30 de novembro de 2012 e juntou diversos elementos ligados à licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial, bem como ao ISLA Campus Lisboa | Laureate International Universities. Serviu de arranque ao planeamento e preparação das várias atividades dedicadas à nossa licenciatura.
Estes eventos estão inseridos em três semanas distintas: Gestão da Segurança e da Proteção Civil (de 18 a 22 de março de 2013), Hospitality (de 8 a 12 de abril de 2013) e Marketing, Publicidade e Relações Públicas (de 15 a 19 de abril de 2013) e têm como objetivo alavancar a imagem do Secretariado, dinamizar e atualizar a imagem da licenciatura.
De entre os vários temas apresentados nesta reunião, nomeadamente atividades, definição de uma Comissão Organizadora e Equipas, aqueles sobre os quais foi dado mais enfoque foram a estruturação do programa e a discussão sobre o papel do Secretariado.
Pretende-se, inicialmente, mostrar a importância que o facto de ser versátil em línguas estrangeiras, utilizando-as como uma ferramenta de trabalho, pode ter nesta área, bem como a imagem que passamos aos outros e os cuidados a ter com a mesma, por exemplo, no uso das tecnologias e das redes sociais. Estas são partes fundamentais daquilo que podemos considerar como definição de marketing pessoal, não só enquanto seres sociais, mas também enquanto seres profissionais.
Como forma de desmistificar o papel do Secretariado na sociedade atual, é necessário mostrar tudo aquilo que esta profissão abrange e a sua evolução ao longo dos tempos. Considera-se que falar com ex-alunos, gestores e executivos, pedir opiniões e testemunhos reais são as melhores estratégias para divulgar a realidade desta profissão: mostrar as possíveis evoluções de carreira, a confiança depositada, a delegação de poderes e o fulcral apoio prestado à gestão.
Estas tardes são destinadas principalmente aos alunos e, como tal, deseja-se que todos participem, não só de forma presencial, como também com a sugestão de ideias para este evento, de forma que este corresponda à verdadeira imagem que se pretende passar do Secretariado.
Dália Cavaco (Estudante e Delegada de Turma do 1º Ano – A)
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