Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Eleições Europeias 2014 e a Escolha do Novo Presidente da Comissão Europeia



Entre 22 e 25 de maio, os cidadãos dos 28 Estados-Membros da União Europeia elegerão os seus representantes ao Parlamento Europeu para os próximos cinco anos. Graças à atual arquitetura da União, a eleição direta de eurodeputados representa o momento cimeiro da democracia europeia, uma vez que os resultados terão também uma influência decisiva na escolha do próximo Presidente da Comissão, órgão executivo da União. De facto, segundo o Tratado de Lisboa, os Estados-Membros terão de considerar os resultados das eleições ao escolherem o sucessor de José Manuel Durão Barroso – que ocupou o cargo nos últimos dez anos –, cabendo ao Parlamento Europeu a sua aprovação. Ou seja, os cidadãos europeus terão, pela primeira vez, a oportunidade de influenciar decisivamente a escolha de quem presidirá aos destinos da Comissão Europeia.

Cinco dos treze partidos políticos europeus apresentaram candidatos à presidência: o Partido Popular, com Jean-Claude Juncker, antigo primeiro-ministro do Luxemburgo e presidente do Eurogrupo entre 2005 e 2013; o Partido Socialista, com Martin Schulz, atual presidente do Parlamento Europeu; a Aliança dos Democratas e Liberais, com Guy Verhofstadt, antigo primeiro-ministro da Bélgica; os Verdes, por seu lado, apresentaram uma candidatura bicéfala, com dois atuais eurodeputados, a alemã Ska Keller e o francês José Bové; e a Esquerda Unida escolheu o líder do partido grego SYRIZA, Alexis Tsipras.

No passado dia 28 de abril, na Universidade de Maastricht, realizou-se um debate com quatro dos candidatos (Alexis Tsipras, segundo informações prestadas pela Universidade, coorganizadora do evento, terá recusado participar). Aquele que a história recordará como o primeiro debate alargado entre candidatos oficiais ao cargo de Presidente da Comissão não mereceu honras de transmissão televisiva em sinal aberto. Neste momento decisivo da construção europeia, crucial para o futuro do país, a participação dos cidadãos no maior ato democrático de sempre na Europa revela-se essencial. Caso não tenha assistido ao debate, poderá fazê-lo no site do canal Euronews (em português ou na versão original, em inglês). Para o próximo dia 15 de maio, quinta-feira, às 20:00, está agendado um novo debate no Parlamento Europeu. Poderá segui-lo aqui.

Dez dias depois, no dia 25 de maio, Portugal elegerá os seus 21 representantes.

Para mais informações, consulte a página do Parlamento Europeu.

Marcelo G. Oliveira
Docente das Unidades Curriculares de Técnicas de Comunicação e de Expressão e de Competências Comunicacionais

Sem comentários:

Enviar um comentário