Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Istambul (Turquia)





Istambul é a maior cidade da Turquia, com uma população de aproximadamente 14 milhões de habitantes, e o seu principal centro económico e cultural. Dividida pelo Estreito de Bósforo, que separa o continente europeu do continente asiático, a cidade foi, desde sempre, um elo fundamental de ligação entre o Ocidente e o Oriente. 

Língua: Turco
Moeda: Lira Turca
Clima: Mediterrânico e húmido subtropical (temperaturas médias)
Como chegar: Aeroporto Atatürk (acessos) e Aeroporto Sabiha Gökçen (acessos)
Alojamento: Oferta hoteleira diversificada (consultar o diretório)
Transportes: Consultar o diretório.
Restaurantes: Reputação culinária mundial (consultar o diretório)

Principais atrações culturais: Hipódromo, Mesquita Azul, Santa Sofia, Palácio de Topkapi, Estreito do Bósforo, Palácio de Dolmabahce, Museu de Kariye, Mesquita de Rustem Pasa (para mais informações, consultar o diretório).

Indicações genéricas de âmbito cultural: a Turquia é um país de grande diversidade a nível cultural, pois comtempla parte do sudeste da Europa e do sudoeste da Ásia. A língua oficial é o turco, mas uma pequena parte da população fala curdo, árabe, grego… A religião predominante é o Islão, seguindo apenas uma pequena minoria o Cristianismo e o Judaísmo. Certos costumes regem-se pela religião, como as cinco orações diárias. O modo de cumprimento habitual é um aperto de mãos firme e, entre parentes ou amigos, um ou dois beijos na cara, sendo a pessoa mais velha cumprimentada primeiro.

Também devido à religião, não é recomendado oferecer álcool a uma pessoa sem ter a certeza de que esta bebe. As relações constroem-se pelo convívio, durante um passeio ou às refeições, e não pela oferta de presentes, a menos que seja convidado para uma refeição em casa de um turco. Nesse caso, deve oferecer algo do seu próprio país como artesanato, comida e, no caso de haver crianças, doces. A norma requer que seja o anfitrião a pagar a conta; o melhor será agradecer e retribuir o gesto posteriormente. A cortesia é indispensável em todas as situações e, quando um turco fala muito próximo de uma pessoa, afastar-se será considerado um gesto rude. De bom grado responderão a perguntas sobre a cultura ou história do seu país, mas deve-se evitar falar de política. Ao conseguir estabelecer uma relação, a comunicação é direta. Deve-se olhar nos olhos enquanto se fala, porque é sinal de honestidade.

Representação diplomática de Portugal: Chancelaria
 

Tatiana Antunes (Estudante do 2º ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário