Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Jargão – uma língua só para alguns


O jargão (linguagem técnica) é, por vezes, difícil de entender por todos aqueles que não estão por dentro do ramo ou atividade.

Quem é que nunca ficou especado a olhar para o médico sem perceber uma única palavra do que ele disse? Ou então, depois daquele discurso, a pensar que tinha uma qualquer doença grave e incurável? Quem não percebe metade de um texto escrito por um advogado? Certamente muitos. Não sabemos se o fazem para se evidenciar ou se todos aqueles termos técnicos já estão enraizados na sua forma de falar, não se apercebendo, portanto, do seu impacto.
Na sociedade de hoje existem vários ramos de atividade, cada um deles com especificidades e linguagem muito próprias. Essa linguagem por vezes inclui termos técnicos e expressões extensas que, por terem que ser referidos frequentemente, se torna mais fácil, quer de memorizar quer de utilizar, se forem abreviados em acrónimos e siglas.

O acrónimo é uma palavra criada a partir da letra inicial de um ou mais segmentos sucessivos de uma locução e constitui um título ou uma designação. Os acrónimos são pronunciados como uma palavra, pois possuem uma estrutura silábica que permite o seu reconhecimento como tal. As palavras OVNI (Objeto Voador Não Identificado) e INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) são dois exemplos comuns.

A sigla consiste na redução de uma palavra ou de um grupo de palavras às suas letras ou grupo de letras iniciais, para designar, por exemplo, organismos, partidos políticos, associações ou clubes desportivos. As siglas são pronunciadas como uma sequência de letras, como no caso de PSP (Polícia de Segurança Pública) e UE (União Europeia).

A abreviatura consiste na representação de uma palavra ou expressão com menos letras do que as da sua grafia normal, sendo obrigatório sinalizar a abreviação com um ponto. Um exemplo de abreviatura é a palavra n.º (número).

Por isso é importante que, quando queremos comunicar algo, tenhamos sempre em atenção para quem estamos a comunicar e certificarmo-nos de que o que está a ser transmitido é percetível. Se queremos ser entendidos, temos que nos fazer entender. 

Fontes/Bibliografia:

Diana Teixeira (Alumni)

Sem comentários:

Enviar um comentário