Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Crónica de um estagiário – X


Retrospetiva – a última crónica

Como diz o povo, o que é bom acaba depressa e o meu estágio não é exceção. Parece que foi ontem que comecei esta aventura. Nervosa, expectante, iniciei o meu caminho na área do secretariado e agora já passaram os 9 meses.

Em retrospetiva, posso dizer que aprendi e trabalhei muito. Empenhei-me naquilo que fazia todos os dias, quer tivesse de digitalizar centenas de documentos, fazer cartas ou rever documentação . Quem acha que um estágio não é (ou não dá) trabalho engana-se, mas para mim não podia ter sido melhor: não houve um único dia em que o tempo demorasse a passar. 

Apesar de existir na empresa um sistema de avaliação do desempenho, eu não tive um momento formal de avaliação. Os elogios e as reprimendas foram feitos sempre que se justificava e, algumas vezes, a meu pedido. Sei que vai ser feito um relatório final sobre o meu desempenho no estágio, mas o feedback imediato foi essencial para alguém que estava apenas a dar os primeiros passos. Se não soubesse o que ia fazendo mal, não seria possível melhorar.

Sinto que valeu a pena, porque aprendi bastante. Tive sorte com a coordenadora de estágio, com os colegas e também com as chefias. Sendo uma empresa multinacional, com alguma dimensão, tive oportunidade de lidar com pessoas muito diferentes e de perceber que cada um tem as suas preferências.

Percebi que o telefone com sidecar não é um bicho, que sou capaz de multitasking, que é possível ser respeitoso sem utilizar títulos e que me valorizam enquanto profissional e pessoa.

Será que o meu futuro profissional passa por esta empresa? Seria muito bom e gostava de ter uma resposta para esta pergunta, mas, por agora, só posso dizer: we’ll see… 

Pilar Souto (Pseudónimo)

Sem comentários:

Enviar um comentário