Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Motivação: força motriz!

Uns tempos atrás, li uma coisa que me inspirou: “As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho – e é por isso que é recomendado diariamente (…)” (Zig Ziglar). Seguindo esta analogia, é evidente que ser e permanecer motivado envolve esforço e dedicação diários: mas compensa. Acrescento ainda que, se existe um recurso que vale tanto quanto o ouro, é a motivação. É um elemento fundamental – extrínseco ou intrínseco – que permite perseverar frente às mais diversas e adversas circunstâncias.

Para algumas pessoas, a motivação é algo que provém apenas de nós próprios, isto é, ou nos sentimos motivados ou não. Mas, a meu ver, a motivação pode ser estimulada ou afetada por terceiros, ainda que, primordialmente, seja definida por nós mesmos. Na verdade, o facto de alguém não acreditar em nós pode até ser um motivo de motivação, dependendo da personalidade de cada um e da forma como essa pessoa encara uma adversidade: como um desafio ou como uma derrota instantânea.

Naturalmente, a motivação é parte integrante do que nos leva ou não a ter sucesso, uma vez que é ela que dita o empenho, o brio e o tempo que dedicamos a cada coisa que fazemos, quer a nível pessoal quer profissional.
 
Não digo que não dê trabalho, porque dá. Não digo que não seja chato, porque há sempre uma coisa mais divertida para fazer. E, sim, fazem-se muitos sacrifícios, mas estou certa de que, no fim, vale a pena. Por conseguinte, a motivação é, por exemplo, ter filhos doentes e mesmo assim ir trabalhar; é trabalhar até às 04:00 da manhã, num emprego no qual não somos valorizados, e estar a pé às 06:30 para ir para as aulas – tudo isto com vista a algo maior. Daqui decorre a ideia de que a motivação advém de um pensamento a longo prazo, segundo o qual refletimos sobre onde queremos chegar, pesando o esforço que iremos fazer juntamente com a compensação que iremos obter. Isto deve ser o suficiente: pensar que tudo o que fazemos tem um propósito. Assim, sermos pessoas motivadas não significa gostar de tudo o fazemos, mas significa, sim, que tudo o que fazemos é parte integrante de um plano maior, construído por nós próprios, com mais ou menos ambição. Se gostarmos do que fazemos em todas as etapas desse plano, então, para além de motivados, somos uns sortudos!
 
Em suma, a motivação é sinónimo de persistência e de dinamismo, de acreditar em nós próprios, de ambicionar e de arriscar, tudo componentes necessárias para termos sucesso. Para além disso, pessoas motivadas motivam. Por isso, rodeie-se de pessoas que o inspirem!

Andreia Gonçalves (Estudante do 2.º ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário