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sexta-feira, 10 de maio de 2013

A diversidade no contexto de trabalho


O mundo em que vivemos é cada vez mais globalizado. Por essa razão, cada um de nós deverá tentar compreender e aceitar as diversidades que encontramos diariamente no nosso ambiente social e profissional. Há pessoas de nacionalidade, língua, raça, etnia e religião diferentes, em qualquer contexto da nossa vida. Pode verificar-se este facto num hospital, numa empresa, numa escola ou numa loja.

Estas particularidades podem tornar uma organização mais forte, uma vez que a diversidade tem efeitos muito positivos. Os variados pontos de vista e as ideias que podem sair de um grupo com este tipo de caraterísticas são contributos valiosos.

Contudo, a diversidade por vezes torna-se numa força incapacitante, levando a incompreensões comunicacionais, a pequenos desentendimentos, a estereótipos e até a uma falta de vontade de trabalhar em prol dos resultados da equipa, o que se deve sempre tentar evitar.

É, portanto, muito relevante a cooperação de todos os envolvidos na manutenção e na transmissão de uma imagem saudável. Por esse facto, deixo algumas reflexões:

1. Criar uma política de diversidade: certifique-se se na sua organização existe uma política neste âmbito e atue em conformidade. Caso não exista, procure informação sobre o tema e documente-se.

2. Promover a diversidade aquando da contratação: além de ser importante contratar as pessoas com as habilidades certas para o lugar adequado, a diversidade no local de trabalho conduz a um novo fluxo de ideias. É possível congregar, no mesmo espaço, profissionais com diferentes experiências profissionais e de vida.

3. Comunicar de forma eficaz: para que cada um na equipa sinta que está a ser valorizado, é necessário que se respeitem e entendam as diferenças. Para tal, é preciso não julgar e estar-se de mente aberta. Há tanta coisa para aprender sobre um país, uma etnia ou uma religião…

Penso que devemos fazer um esforço e procurar, cada vez mais, desenvolver as nossas habilidades e estar disponíveis para aceitar o que não é igual. O contacto com pessoas de várias nacionalidades é uma realidade e também uma inevitabilidade.

As universidades, por exemplo, acolhem estudantes oriundos de vários países da Europa e de outros continentes. Além disso, os empregadores valorizam nos curricula dos candidatos a experiência internacional de formação. Este é um tema bastante atual e uma das qualidades mais apreciadas passou a ser a compreensão e a aceitação da diversidade. Os empregados têm em linha de conta os diversos comportamentos e a forma como estes agem, em particular as suas atitudes para com os outros.

Susana de Salazar Casanova
Coordenadora da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial

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