Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Dubai (Emirados Árabes Unidos)


O emirado do Dubai – o segundo maior, em termos de área, dos Emirados Árabes Unidos – está situado na costa sul do Golfo Pérsico, na Península Arábica. Conhecido mundialmente pelos seus enormes arranha-céus e largas avenidas, as suas receitas provêm do turismo, comércio, setor imobiliário e serviços financeiros.


Língua – Árabe (embora o inglês seja também utilizado)


Moeda – Dirham


Clima – No inverno, as temperaturas podem variar entre 13 os 28 graus; entre maio e setembro, o clima é quente e húmido e as temperaturas variam entre os 28 e os 45 graus.



Alojamento – Oferta hoteleira diversificada: de hotéis de uma estrela à categoria super luxury, apart-hotéis e resorts (consultar o diretório).

Transportes – A cidade de Dubai é servida por vários transportes públicos, sendo os mais importantes o metropolitano e o autocarro (selecionar língua inglesa nas páginas apresentadas).

Restaurantes – Cozinha rica e diversificada, combinando várias culturas e nacionalidades. Os restaurantes mais populares ficam nos hotéis; contudo, nas várias avenidas, podemos encontrar restaurantes de qualidade mais baratos, sendo a única diferença a proibição de consumo de álcool. Chefes de cozinha como o Gordon Ramsay e Marco Pierre White já abriram restaurantes no Dubai. Para mais informações, consultar o diretório.

Centros de Congressos – Dubai World Trade Center

Principais Atrações Culturais – Museu do Dubai; Sítios arqueológicos: Al Qusais, Al Sufooh, Jumeirah e Hatta; Museu do Município do Dubai. Para mais informações, consultar o diretório.

Indicações Genéricas de Âmbito Cultural – O Emirado do Dubai partilha com quase todo o Médio Oriente uma religião, o Islão, e uma língua, o Árabe, bem como aspetos comuns a nível cultural. Os muçulmanos são obrigados a rezar cinco vezes por dia, a horas anunciadas pelas mesquitas através dos chamamentos à oração (azan). Recomenda-se o planeamento da agenda diária e a marcação de reuniões de modo a não colidir com as horas das orações. A sexta-feira corresponde ao domingo no Cristianismo e é dedicada à oração e ao descanso. De uma forma geral, é também desaconselhável planear negócios para o mês do Ramadão. O cumprimento comum no mundo dos negócios é o aperto de mão, que pode ser prolongado e deve ser sempre feito com a mão direita. Se um homem é apresentado a uma mulher, deve aguardar que seja ela a estender a mão e evitar um contacto visual prolongado. O tratamento pelo primeiro nome é habitual. Os negócios dependem muito das relações pessoais e dos laços familiares, bem como da confiança e da honra, sendo depositado um grande valor na palavra dada. Os encontros iniciais são dedicados ao estabelecimento de um clima de confiança. É aconselhável ser paciente, uma vez que é comum as reuniões serem interrompidas por telefonemas ou intromissões de terceiros. Ao negociar, será conveniente recordar que os Árabes são hábeis negociantes que se dedicaram ao comércio ao longo da sua vasta história. Para mais informações, consultar a seguinte página.

Representação Diplomática de Portugal – Secção Consular da Embaixada de Portugal em Abu Dhabi

Guia para o visitante –

Ana Brás (Estudante do 2º ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário