Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Apresentações de Sucesso

A capacidade de criar apresentações eficazes é importante para muitas profissões. Pretendendo-se comunicar uma mensagem que seja retida por quem está a assistir, a linguagem deve ser simples, clara e objetiva, para que primeiro possa ser entendida e, posteriormente, traduzida em ações ou atitudes.

Por este motivo, quando for necessário elaborar uma apresentação dever-se-ão ter em atenção 5 pontos que Nancy Duarte considera fundamentais para que esta seja eficaz:
  1. Tratar a audiência como “Reis” - A audiência é a prioridade numa apresentação, pelo que devemos ir ao encontro das suas necessidades, de forma simples e objetiva, para que a mensagem seja percecionada com clareza.
  2. Transmitir ideias, conceitos e levar as pessoas à ação – É preciso inspirar e “tocar” o público. Dinamizar as apresentações, com, por exemplo, imagens dinâmicas e vídeos, incitará a audiência à ação.
  3. Fazer com que a audiência compreenda o que se está a dizer - Tendo em conta que o público se divide em pessoas que reagem mais facilmente a estímulos verbais ou visuais, estas duas abordagens deverão ser combinadas numa apresentação, o que permitirá que a mensagem seja captada por ambos.
  4. Praticar design e não decoração - Encher um diapositivo com imagens e textos não é uma boa política, pois a mensagem poder-se-á perder no excesso de informação; a mensagem deve, por isso, ser exibida gradualmente e focar-se em palavras-chave.
  5. Cultivar relações saudáveis com a audiência- É necessário interagir com o público, utilizando os diapositivos como suporte do discurso, e manter sempre o contacto visual com a audiência.
Se estes pontos estiverem presentes numa apresentação, o sucesso é garantido!

Poderão visionar o vídeo “Duarte Design's Five Rules for Presentations by Nancy Duarte” no link “http://www.youtube.com/watch?v=hT9GGmundag”.

Desejo-vos Boas Apresentações!!!

Lara Ferreira (Estudante do 3.º ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário