Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Testemunho da aluna de SCE, Dália Cavaco - Jornal Público, 30 de março


Partilhamos, hoje, o testemunho concedido ao Jornal Público pela aluna do 2º ano, de Secretariado e Comunicação Empresarial, Dália Cavaco (30 de março):

"Dália Cavaco: “Um orgulho imenso”

Tinha 32 anos quando ficou desempregada. Tinha 34 quando voltou ao ensino superior para fazer uma licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial. Achou que era a única saída.

Dália Cavaco sempre tinha trabalhado na área do secretariado e serviços administrativos. Mas logo ela, que nunca achara que fosse assim tão importante ter um diploma, rapidamente percebeu que nos pedidos de emprego a exigência da licenciatura era uma constante.

Em Setembro de 2012 começou as aulas no Instituto Superior de Línguas e Administração, em Lisboa. Levava na bagagem uma experiência de quatro anos na universidade, que terminaram tinha ela 20 e poucos anos, sem acabar o curso. Foi fácil retomar? “Mais ou menos. É preciso adaptarmo-nos ao ritmo de estar numa sala de aula durante duas horas, a tirar apontamentos. É preciso reaprender a estudar.”

Como estava desempregada, optou por frequentar uma turma durante o dia. “No 1.º ano éramos três com mais de 30 anos e eu era a mais velha. Acabei com média de 15, fiz as disciplinas todas, para mim, que não estudava havia dez anos, foi um orgulho imenso.”

Entretanto, começou a trabalhar como secretária numa consultora. “Só consegui começar a ir a entrevistas de trabalho quando comecei a dizer que estava a estudar, numa escola reconhecida nesta área.” Passou para o regime nocturno. E um dia típico na sua vida é assim: “Entro no trabalho às oito da manhã, termino às 17h, vou a casa comer, às 19h estou a entrar nas aulas, e termino às 23h. Estudo nas horas de almoço e aos fins-de-semana.”"

O artigo completo pode ser lido aqui.

Susana de Salazar Casanova
Coordenadora da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial

Sem comentários:

Enviar um comentário