Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

sexta-feira, 8 de março de 2013

Secretário(a), Assistente ou Assessor(a)?


As designações para a função são múltiplas, usando estas três palavras, que são frequentemente adicionadas de outros termos relativos à posição na hierarquia (de Direção, de Administração) ou à área funcional em que este profissional está integrado (Comercial, de Marketing, de Recursos Humanos, Financeiro, etc.).
 
A designação não traduz diretamente o grau de autonomia ou de progressão na carreira, já que os termos são usados livremente, às vezes até traduzindo mais preocupação de status do que de exatidão – por exemplo, não existe Assessor de Administração numa sociedade por quotas (Lda.), em que o órgão máximo de decisão é o Conselho de Gerência.

Teoricamente haverá uma progressão crescente do grau de autonomia e de responsabilidade de Secretário(a), para Assistente e deste para Assessor(a). Contudo, tal dependerá muito da composição da designação: por exemplo, o apoio a um Administrador e/ou a um Conselho de Administração representará o topo da carreira numa sociedade anónima, quer a designação da função seja de Secretário(a), Assistente ou Assessor(a) de Administração.

Por outro lado, há organizações abrangidas por Contratos Coletivos de Trabalho (CCT) em que uma designação específica para esta função não existe. Outras vezes ainda, aquando da negociação das condições de admissão, a organização integra o trabalhador numa categoria profissional inferior, no sentido de que os custos com o trabalho (RBM e TSU) sejam menores.
 
Num questionário desenvolvido em 2011, os dados apurados em 126 respostas revelaram o seguinte:
  • Respondentes com o termo Assessor na sua designação funcional – 2 (1,59% da amostra);
  • Respondentes com o termo Assistente na sua designação funcional – 29 (23,02% da amostra);
  • Respondentes com o termo Secretário/a na sua designação funcional – 44 (34,92% da amostra);
  • Respondentes com o termo Técnico/a (Administrativo, Superior) na sua designação funcional – 11 (8,73% da amostra).
No mesmo período em que os questionários foram desenvolvidos, foi também feita a análise de 214 anúncios de emprego para esta área profissional, que revelou o seguinte:
  • Anúncios em que a designação da função contém o termo Assessor – 7 (3,27% da amostra);
  • Anúncios em que a designação da função contém o termo Assistente – 74 (34,58% da amostra);
  • Anúncios em que a designação da função contém o termo Secretário/a – 128 (59,81% da amostra).
Assim, talvez importe refletir na importância dada à designação, em detrimento de considerações relativas ao ambiente de trabalho, equipa, relação de confiança e estima com os gestores, remuneração e outras regalias em vigor na organização, estímulo intelectual e reconhecimento do desempenho.
 
Maria João Borges
Docente da U.C. Práticas de Secretariado e Assessoria



Sem comentários:

Enviar um comentário