Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

CCP - Certificado de Competências Pedagógicas


O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem à disposição dos cidadãos o Centro Nacional de Qualificação de Formadores (CNQF), onde se pode frequentar formação técnico-pedagógica e obter o Certificado de Competências Pedagógicas de Formador (CCP), definido pela Portaria nº 214/2011 de 30 de maio, que veio substituir o antigo Certificado de Aptidão Profissional (CAP). Esta formação tem como objetivo capacitar os futuros formadores com um conjunto de competências de caráter pedagógico. O CCP, ao contrário do CAP, não tem validade e nem necessita de ser renovado. No entanto, é importante que os seus titulares mantenham as suas competências devidamente atualizadas.

Os (futuros) formadores poderão requerer o CCP junto do IEFP, através do portal, sendo esta a única entidade que pode emitir este Certificado. Os documentos necessários para obter o CCP são a cópia/digitalização do Documento de Identificação e do Certificado de Habilitações, sendo que a restante informação necessária se encontra disponível na plataforma.

Para obter este Certificado, o formador terá que se encontrar numa das seguintes situações:
  • Ter frequentado, com aproveitamento, o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores. Este curso pode ser tirado no próprio IEFP ou noutro centro de formação, desde que este esteja devidamente autorizado pelo IEFP a ministrar o curso.
  • Ter solicitado o reconhecimento, validação e certificação das competências pedagógicas adquiridas através da experiência profissional como formador ou docente.
  • Deter formação de nível superior e certificados de formação profissional (obtidos em território nacional ou estrangeiro) que atestem as competências pedagógicas definidas pelo perfil de referência estabelecido pelo IEFP.

Os custos com a emissão deste certificado variam entre 50€ (quando obtido através da via da formação ou equivalência) e 100€ (se for obtido pela via da experiência). Para mais informações consultar aqui.  

Porque não aproveitar a nossa experiência profissional para ensinar!? Até podemos descobrir uma nova vocação…

Tânia Pereira (Finalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário