Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Erros desastrosos ao elaborar um CV (i)

O CV é um inventário das nossas competências e um historial sintético do nosso percurso, que tem como único propósito convencer o seu leitor a convidar-nos para uma entrevista.

Perante as atuais condições do mercado de trabalho e a forte competição com os nossos pares, temos que nos esforçar para fazer o melhor ao nosso alcance. Muitos profissionais de Recursos Humanos já escreveram sobre este tema, mas nunca é demais realçar que:

- um curriculum com erros ortográficos será posto de lado à partida. Nenhuma entidade quererá recrutar um candidato que envia o seu curriculum vitae sem se certificar que o mesmo não contém falhas. Denota falta de cuidado e interesse. Conselho: Dê o seu CV a ler àqueles que lhe são mais próximos e que poderão fazer uma avaliação sincera. Por vezes, escapam-nos detalhes que outros poderão facilmente detetar.
 
- a estrutura confusa de um CV, sem uma sequência lógica, desmotiva qualquer recrutador a prosseguir com a sua leitura, porque este tem de perder tempo a procurar a informação que pretende. Cuidado também com os curricula infográficos e muito criativos que, apesar de estarem muito na moda, podem não se adequar ao perfil da empresa a que nos candidatamos ou à vaga em questão. Conselho: Elabore um CV bem organizado, de fácil leitura (em termos da perceção do percurso de vida/profissional do candidato) e com uma mancha gráfica atraente, que encaixe nos parâmetros que balizam a função em aberto.
 
- um curriculum vitae genérico para todas as vagas/funções a que se candidata demonstra pouco interesse e empenho para conquistar essa oportunidade profissional. Daí termos que personalizar e adequar o CV à função a que nos candidatamos e à empresa que recruta. Conselho: Tenha modelos de CV diferentes para funções diferentes, fazendo ajustes a cada anúncio que responde ou candidatura espontânea que envia.
 
- o endereço de e-mail é um dos elementos que figuram no topo do nosso curriculum vitae e nem sempre lhe damos a devida importância. Pretendemos que nos levem a sério e que nos considerem válidos para a oportunidade de emprego em aberto. Com um endereço de e-mail do tipo borboletafofinha@hotmail.com ou ironman@gmail.com estamos a comunicar uma imagem que poderá não ser a mais indicada para o efeito. Conselho: Crie um endereço de e-mail específico para a procura de emprego, que seja sóbrio e profissional - pode, por exemplo, estar associado ao seu nome.
 
- ainda no topo do nosso documento de candidatura, na rubrica dados pessoais, os elementos que se pedem são o nome, os contactos e a data de nascimento. Em lado algum se solicita o número de identificação fiscal, o número de identificação nacional ou o NISS. Ainda não chegámos à fase da contratação; estamos a tentar ser chamados para uma entrevista exploratória! Conselho: Prepare estes dados para quando o processo de seleção ficar concluído e for admitido no novo emprego.

Devemos ter em mente que um CV bem redigido e com uma apresentação cuidada é um passo, mais próximo, na direção daquele novo emprego que pretendemos.
 
Boa Sorte!
 
Mafalda Baptista (Alumni)

Sem comentários:

Enviar um comentário