Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

segunda-feira, 17 de março de 2014

Aperto de mão


O aperto de mão é a forma de cumprimentar mais praticada profissionalmente, quer entre homem-homem, homem-mulher ou mulher-mulher, na grande maioria dos países. Em situações em que exista um relacionamento profissional de maior proximidade podem trocar-se beijos no rosto. Em caso de dúvida a ter de escolher entre o beijo ou o aperto de mão, não hesite e opte pela última opção.

E saberemos dar um aperto de mão correto? Tal como em quase tudo o que é prática corrente, por vezes são descuidados alguns detalhes. O aperto de mão surge quando somos apresentados a terceiros, ou seja, causa de imediato uma primeira impressão no interlocutor.

Uma preocupação é a de quem toma a iniciativa do cumprimento. A pessoa de maior estatuto deve estender a mão em primeiro lugar e são as senhoras que definem o cumprimento que pretendem. Por isso, registe-se que a iniciativa do aperto de mão num consultório é do médico face ao paciente, de uma alta entidade ao cidadão comum, do cliente ao vendedor, e de um visitante a uma secretária.

Partilho alguns conselhos importantes: acompanhe-o de um sorriso e olhe a pessoa nos olhos. Deve ser firme, porém não demasiado forte, demorado ou excessivamente movimentado. Profissionalmente tente estar sempre disponível para cumprimentar, o que significa que não deverá ter a mão direita ocupada e que a esquerda está visível, acompanhando o corpo.

Embora as regras ditem que devemos cumprimentar todas as pessoas considere, por exemplo ao chegar a uma reunião, cumprimentar apenas quando o número de participantes for reduzido.

Curiosidades sobre o significado de alguns apertos de mão: o “peixe molhado” (mão pegajosa) está associado a fraqueza; o “torno”, um dos mais apreciados profissionalmente, está ligado a um desejo de assumir o controlo; o “quebra ossos” é muito receado porque revela uma personalidade agressiva; o “pontas de dedos” mantém o interlocutor a uma certa distância e causa desconforto a quem o recebe; o “braço hirto” demonstra agressividade e distanciamento face ao interlocutor; o “arranca mãos” demonstra necessidade de controlo e o “bomba de água”, que corresponde a uma série de movimentos, é desconfortável.

Pode parecer uma mera formalidade, mas revela muito da personalidade de cada um. Não minimize nunca a importância deste cumprimento! “Tudo em nós comunica” e o aperto de mão revela muito sobre a nossa personalidade.

Susana de Salazar Casanova
Coordenadora da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial

Sem comentários:

Enviar um comentário