Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Testemunho | Alice Baptista


Aceitei mais um desafio… Escrever no blogue sobre a minha experiência de vida pessoal e profissional.

Ao longo de quase dez anos dediquei-me de corpo e alma ao trabalho de secretariado. Tudo corria sobre rodas até despoletar a crise e ter de saltar de emprego em emprego – ainda assim o nível remuneratório normalmente ia subindo e a mudança de empresa permitia-me diversificar o leque de tarefas em diferentes áreas, aumentando assim o meu conhecimento.

Considerava-me uma autêntica workaholic como alguns dos chefes com quem trabalhei. Ainda hoje recordo com um sorriso que, no primeiro dia de férias de um certo ano, o meu chefe ligou-me às 10h da manhã a pedir justificações por não estar a trabalhar. Quando lhe respondi que estava na praia, de férias, pediu desculpa. Tinha feito marcação, por escrito, mas, no intuito de evitar confusões, também tinha lembrado no dia anterior. Apesar do meu cuidado, o resultado final não foi o esperado – tantas vezes não é...

A conciliação da vida de mulher, mãe, trabalhadora e estudante exige muito esforço e dedicação, principalmente quando não se dispõe de ajuda familiar. Por vezes tenho de abdicar da companhia do meu filho e de acompanhar o seu desenvolvimento para me dedicar aos estudos, pois, com dois anos de idade, requer muita atenção, já que está na fase das mil e uma perguntas... fico com a amarga sensação de estar a deixá-lo para segundo plano…

Tive de deixar de trabalhar para lhe dar assistência quando nasceu, porque tinha problemas que exigiam cuidados constantes. Como já se encontra numa fase melhor, pretendo recomeçar a trabalhar de forma mais regular brevemente, pois de momento apenas asseguro alguns trabalhos esporádicos e tenho a noção de que parar afeta seriamente o nosso nível de empregabilidade.

Com esse fim em vista e para melhorar o meu nível de formação, estou a frequentar o curso de licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial da Universidade Europeia, que é considerado pelas entidades patronais como uma vantagem competitiva num processo de seleção nesta área profissional.

Alice Baptista (Estudante do 2.º ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário