Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A Lei de Pareto e a gestão de tempo

Terminou o seu dia de trabalho… faça um rewind de tudo o que fez e o que deixou por fazer… Priorizou as tarefas? Será que as que ficaram por fazer não eram afinal mais importantes do que pareciam?

Qual a relação entre a Lei de Pareto e a autoavaliação do seu dia? A Lei de Pareto, ou a Relação 80/20, mostra-nos o quão importante é fazer o que realmente tem de ser feito… e fazê-lo bem!!!

Este princípio foi batizado como “Lei de Pareto” por Joseph M. Juran, em homenagem ao economista e sociólogo italiano, Vilfredo Pareto, que estudou a desigualdade na distribuição de riqueza. Juran, com base nesta proporção e nos estudos que efetuou no âmbito da Qualidade, categorizou as implicações de um rácio de causa/efeito desproporcional no (in)sucesso da organização.

Juran criou um diagrama (de Pareto) como uma ferramenta para identificação dos problemas existentes e a quantificação do seu impacto, traduzindo-se num rácio de 20/80 ou 80/20. Este diagrama facilita a identificação dos fatores cruciais (vital few), que devem ser merecedores de atenção pelo peso que têm, e dos inconsequentes (trivial many), sem grande expressão individual, mas que tantas vezes nos absorvem o tempo que deveria ser alocado a tarefas primordiais na criação de valor.

De regresso ao filme do seu dia, tente aplicar esta técnica à planificação das suas atividades diárias, de forma a gerir melhor um bem precioso – o tempo -, e a reduzir e eliminar ineficiências no seu método de trabalho, produzindo desta forma resultados de qualidade e focados no que é essencial…

Trabalhe de forma inteligente e no que é de facto importante!
 
Filipa Alves (Estudante do 3.º ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário