Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A confusão na empresa Imagination Design …



O Santiago e a Ana são amigos de longa data e, no meio de um jantar, após um longo dia de trabalho, Santiago lamenta-se da confusão que vai na sua empresa…
Santiago – Ana, tu nem imaginas o caos em que está a minha empresa. A Sofia está de Licença de Maternidade e ninguém entende como ela organiza os papéis. Que horror!
3




Ana – Então mas só agora é que vocês deram por essa desorganização?
Santiago – Sabes, é que ela deve saber bem onde estão as coisas no meio daquela barafunda, porque quando nós lhe pedíamos alguma coisa ela encontrava sempre.
A verdade é que cada um de nós tem a sua própria maneira de fazer as coisas.
Por exemplo, se eu estiver de férias e os meus colegas precisarem de consultar alguma coisa num processo meu, acabam sempre por ter que me ligar.
Ana – Se a tua empresa tivesse um sistema de gestão da qualidade e procedimentos implementados não estaria agora nessa situação.
Santiago – Sistema de Gestão da Qualidade? Procedimento? O que é isso?
Ana – Com procedimentos implementados o trabalho está mais organizado e todos os colaboradores sabem o que têm de fazer, como fazer e onde encontrar as coisas.  
Santiago – Bem, isso parece-me muito interessante - explica melhor.


Ana – Um Procedimento é a descrição de como as atividades de uma empresa devem ser realizadas. Isto é, que passos devem ser dados e a ordem dos mesmos, quem é o responsável pela sua execução e o modo de o fazer, bem como o tipo de documento ou registo que dá início ou resulta de cada etapa do processo.
Ou seja, se a tua empresa tivesse estabelecido procedimentos e os colaboradores os seguissem, o que se está a passar agora por causa da ausência da Sofia teria sido evitado.
Santiago – Isso é excelente, mas na empresa teria que haver mais do que um procedimento… como é que eu saberia quais existem e qual utilizar?


Ana – Através do Manual da Qualidade. Este manual é uma espécie de guia do Sistema de Gestão da Qualidade que está implementado numa empresa e dá a conhecer aos colaboradores, entre outras coisas, quais são os procedimentos existentes na empresa.
Santiago – Bem, isso é uma maravilha. Amanhã vou já falar ao meu chefe sobre esta estratégia. Encontraste a solução para o nosso problema - muito, muito obrigado!
Ana – De nada Santiago. Mas atenção que isto não é uma solução instantânea: implementar a qualidade leva o seu tempo.
Santiago – Umm, acho que vamos ter que ligar ainda umas quantas vezes à Sofia.
Ana – Pois, acho que não têm muitas opções.



Tânia Pereira (Estudante do 3.º ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário