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quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Top Secret(ary)


«Top Secret»: talvez pareça estranho, mas esta será, sem dúvida, a classificação adequada para muitos dos assuntos que são do conhecimento do profissional de secretariado.

Tal como acontece com um agente secreto, muita da informação relevante para a empresa passa pela sua pessoa, não só para o desempenho da sua função mas também com base na relação de confiança estabelecida com a sua hierarquia. 

Saber de algo importante e com impacto na vida da empresa e dos seus colaboradores implica saber lidar com a pressão, manter uma postura inalterável perante aquilo que lhe é dito e, custe o que custar, garantir a confidencialidade dessa informação.

Nunca podendo deixar-se levar pelas suas emoções, quantas vezes, no seu dia a dia, o profissional de secretariado não preferiria nada saber? Não ter aquele “trunfo”? Poder partilhar alegrias e até algumas tristezas? Dar um abraço, oferecer um ombro? Tudo isto seria possível se não ocupasse uma posição central e fundamental dentro da empresa.

Tal como James Bond, também o profissional de secretariado utiliza a sua bag of tricks na defesa da sua empresa, da sua hierarquia e do seu profissionalismo. Não dispondo de armas mortíferas, nem de câmaras ocultas, utiliza outros artifícios para combater os “agentes inimigos” que tentam por todos os meios quebrar a sua confidencialidade: tais “armas” são as suas competências, a sua discrição, a sua imagem e a confiança nele depositada. 

Afinal, o profissional de secretariado pode não salvar o mundo: mas pode salvar o dia, gerindo convenientemente a informação que lhe é confiada e impedindo que esta caia em mãos erradas!

Marina Vieira (Estudante do 2.º ano)

1 comentário:

  1. Efectivamente a confidencialidade e a gestão da informação é um tema chave. Evitar os circuitos de informação paralelos e dosear a informação necessária para cada um dos "actores" é uma tarefa complicada. Se podemos dizer que "informação é poder", não creio que o contrário seja verdadeiro, a informação supérflua apenas contribui para dispersar e congestionar os canais de informação com ruído de fundo. Neste caso a Secretária tem um papel determinante e não falamos de uma característica, senão de uma responsabilidade.

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