Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Testemunho (iv) | Sara Dias da Silva


De Arquivista a Assistente de Direção

Começo por ser o mais realista possível: a minha carreira enquanto secretária começou com um feliz acidente. Se me tivessem dito, há dez anos atrás, que hoje seria secretária, ficaria confusa: não só desconhecia em que realmente consistia ser secretária, como, quando o descobrisse, provavelmente entraria no mais puro pânico.

A verdade é que comecei a trabalhar como assistente administrativa para conseguir pagar os meus estudos. O facto de ter boa dose de criatividade e de estar a estudar algo que se enquadrava na profissão – arquivo e gestão de informação - levou os responsáveis da empresa onde então trabalhava a colocar os olhos em mim, a reconhecer as minhas competências e, finalmente, a dar-me cada vez mais responsabilidades. Ao mesmo tempo, sentia-me cada vez mais confortável e confiante nesta minha (nova) função. Poderia mesmo dizer que nunca até então – nem mesmo enquanto arquivista – tinha sentido a motivação que agora sentia. A dada altura, comecei seriamente a ponderar mudar de carreira, de arquivista para secretária.

Fiquei tanto tempo neste impasse que, quando dei por mim, já era assistente de direção. Mas mais do que as funções que executava, foi no assumir desta viragem do meu futuro profissional que tive problemas. Não nego a alegria de saber que estava a ter um bom desempenho na profissão para a qual eu parecia destinada, nem o quanto me sentia realizada profissionalmente. Mas, na altura, assumir que o secretariado era a minha carreira fazia-me reconhecer igualmente aquilo que me parecia uma derrota: que despendera demasiados anos a apostar na carreira errada. Foi um sentimento que fui trabalhando ao longo destes anos e hoje, olhando para trás, não considero que tenha sido um erro, mas um investimento numa espécie de plano de estudos alargado – o qual espero que seja complementado, a médio prazo, com uma muito ambicionada formação em assistente de direção.

Tenho pensado em como as coincidências da vida nos fazem descobrir aquilo que dezenas de exames psicotécnicos e estudos de aptidão não revelam – o quanto melhoramos e queremos aprender após a descoberta de uma profissão que até então nunca tínhamos encarado. Após ingressar no mundo do Secretariado, após todos os desafios que me foram lançados, de todas as responsabilidades que me foram atribuídas e de todas as surpresas que cada dia trazia, fiquei a sonhar em progredir nesta profissão. E não poderia ter tomado melhor decisão.

Sara Dias da Silva (Estudante do ESAD)

3 comentários:

  1. Uma excelente profissional com quem tive o privilégio de trabalhar!

    ResponderEliminar
  2. Sara ... Parabéns! Gostei muito do teu depoimento! Tenho a certeza que muitas de nós se vão identificar com a tua história. Tens uma carreira promissora pela frente ... votos de muito sucesso! Beijinho :)

    ResponderEliminar
  3. :-) :-):-):-) A vida mostra-nos sempre o caminho :-) Beijinhos

    ResponderEliminar