Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Lync – a nova forma de comunicar da Microsoft®


Quando falamos de mensagens instantâneas, pensamos logo no MSN Messenger ou no Windows Life Messenger. Durante largos anos foram os programas mais utilizados para comunicar de forma instantânea e gratuita.

Apesar de aqueles programas também serem utilizados no ambiente empresarial, foi criada pela Microsoft® uma aplicação específica para comunicação instantânea. O programa em questão é o Lync (anteriormente conhecido como o Microsoft Office Communicator), disponível com o pacote Microsoft Office 365 para cada computador ou então como uma solução em rede.

Esta aplicação permite estabelecer contacto com qualquer pessoa – tenha esta ou não Lync ou Office 365 –, em qualquer lugar, através de mensagens instantâneas ou de voz e vídeo, num computador, tablet ou smartphone. Oferece ainda a possibilidade de reencaminhamento das chamadas a partir do PC para o portátil, onde quer que estejamos e quaisquer que sejam as chamadas (nacionais ou internacionais).

Através de um botão, podemos facilmente encontrar alguém digitando o seu nome. Outra particularidade desta aplicação é o facto de mostrar o nosso status consoante a disponibilidade registada na agenda (que aparece ao lado do nosso nome). Existe, ainda, a possibilidade de partilhar o nosso desktop – com todos os conteúdos ou apenas os que quisermos mostrar –, de forma interativa ou apenas de leitura.

Devido ao facto de o Lync estar profundamente integrado com o MS Office®, principalmente com o Outlook®, torna-se fácil e rápido realizar reuniões, fazer apresentações em PowerPoint ou partilhar ficheiros, utilizando o ecrã como whiteboard. O Lync pode também ser integrado com o Skype® ou outros sistemas VoIP (Voice over Internet Protocol), otimizando o estabelecimento e receção de chamadas, bem como o envio de mensagens, fazendo com que seja cada vez mais fácil estar contactável.

Catarina Faria (Finalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário