Ser uma Super Secretária, entre outros aspetos, passa
por:
- Conhecer bem a empresa/instituição onde trabalha.
- Compreender as políticas da empresa/instituição e não se envolver em debates.
- Ter excelente capacidade de comunicação e de organização.
- Ser um elemento chave na recolha e na partilha de informação.
- Relacionar-se e trabalhar bem com a chefia e com colegas, independentemente de qual seja a sua posição na estrutura organizacional.
- Definir claramente prioridades e gerir o dia-a-dia de trabalho em função disso.
- Contribuir para rentabilizar o tempo do gestor e facilitar o seu desempenho.
- Possuir uma boa memória.
- Ter discrição e preocupação pela salvaguarda de dados.
- Saber controlar e lidar com a crítica, além de gerir as emoções.
- Ajustar-se aos contextos de mudança e ser criativo.
- Ter uma atitude solucionadora de problemas e não usar a rudeza como arma de defesa.
- Relacionar-se com habilidade com clientes e parceiros internacionais.
- Demonstrar profissionalismo, ter boa postura, imagem e comportamento distintos.
- Entender o gestor e conhecer os seus hábitos, tempos e formas de trabalhar.
- Representar a chefia em certas reuniões ou eventos.
- Estar a par e dominar as últimas ferramentas informáticas.
- Falar diversas línguas estrangeiras.
- Procurar desenvolver-se, atualizar-se frequentando formação superior e formação especializada em áreas conexas.
Hoje, tal como noutras épocas, os gestores
continuam a precisar do apoio destes profissionais para inúmeras tarefas da sua
agenda, para as quais não foram treinados ou não possuem as competências
adequadas para as realizar com rapidez e eficácia.
Susana de Salazar Casanova
Coordenadora Executiva da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial
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