Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Testemunho (xi) | Chiara Giorgio


Secretariado? Adorei!

Depois de estar acostumada a viver, durante anos, numa pequena cidade italiana, de repente, vi-me em Lisboa. Aqui via pessoas de todos os tipos, sentia línguas que nunca tinha ouvido, observava multidões de turistas, sempre de câmaras na mão e que olhavam em redor, um pouco desorientados, tentando não se perder nas estreitas ruas da Alfama: e eu era uma deles. Mas, depois de ter sido turista, comecei a universidade e deixei de ser turista para ser, eu também, parte de Lisboa, parte dos portugueses. 

Durante o primeiro dia de faculdade, pensei que estava no lugar errado: encontrava-me num jardim cheio de cadeiras de vime branco, guarda-sóis, mesas, rapazes e raparigas que riam, enquanto bebiam café. Depois, tive a minha primeira aula, escolhida ao acaso, simplesmente porque o nome dessa disciplina me inspirava... Quando percebi quais eram realmente os conteúdos, tive medo de que fosse um pouco aborrecida, mas, felizmente, estava errada! Era uma aula com poucas pessoas e a professora mostrou-se imediatamente gentil e atenciosa (Professora Doutora Joana Serafim). 

Desde o início, apesar das minhas dificuldades com o idioma, sempre me tentou fazer participar nas aulas, sempre me ajudou em qualquer coisa, foi sempre paciente quando me explicava os meus erros e diria que, se agora consigo escrever decentemente em português, é, sobretudo, graças a ela! Também graças a esta aula, redescobri a alegria de escrever, coisa que já não fazia há anos e tive a satisfação de ouvir “tem feito um bom trabalho"; adorei ver as minhas melhorias, semana após semana; adorei o facto de a professora nos chamar pelo nome, de nos conhecer, de sorrir e rir connosco; adorei, também, o facto de não aprendermos apenas regras gramaticais, mas também aprendermos a discutir entre nós e a trabalhar em equipa, lidando com vários temas. 

A minha experiência não teria sido a mesma se não tivesse estado nesta turma de Secretariado, graças à qual, de manhã, eu acordava feliz por ir para a faculdade, na qual encontrei amigas verdadeiras e aprendi muito…

Chiara Giorgio (estudante italiana vinda ao abrigo do programa Erasmus)

Sem comentários:

Enviar um comentário