Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O papel do homem no mundo do secretariado



Sendo o Secretariado, atualmente, ainda muito associado ao sexo feminino, cabe aos presentes e futuros profissionais romper com este (pre)conceito e ganhar o seu lugar neste setor.

Há algum tempo ouvi uma expressão interessante e com a qual concordei: “o homem faz o cargo, e não o cargo o homem”. É neste sentido que os homens que queiram, de facto, trabalhar nesta área deverão apostar, pois é interessante e permitir-lhes-á ganhar muita experiência e conhecimentos, devido à diversidade de atividades e agentes com quem irão trabalhar.
 
Ainda hoje se descreve o Secretariado como uma área sombra, i.e., o profissional de secretariado encontra-se sob a sombra da sua chefia, uma ideia com a qual discordo completamente e, no meu ponto de vista, um dos fatores que acaba, também, por afastar as pessoas desta área. Cada vez mais, o Secretariado é uma peça fundamental para as instituições modernas, muito devido à sua versatilidade e competência, e, neste sentido, cabe à chefia reconhecer essas capacidades e dar-lhe o espaço e a importância que merece pelo seu empenho, esforço e dedicação.
 
Mas afinal o que é ser um profissional da área do secretariado?
 
Não sendo um “expert” na matéria, mas sendo alguém que já exerceu esta função e que tem formação na mesma, considero que, acima de tudo, é ser um profissional exímio, discreto, competente, respeitador, versátil, organizado, comunicativo, culto, neutro e de confiança. É um profissional que irá lidar com muitas pessoas, irá lidar com assuntos sensíveis e confidenciais, e será, indiscutivelmente, o primeiro semblante ou voz que um cliente ou fornecedor irá ouvir/ver e, como tão bem sabeis, a primeira impressão é a que fica. Com esta descrição, qualquer pessoa que tenha estes atributos, a meu ver, poderá exercer, com imenso sucesso, a sua função.
 
Em suma, acredito que o secretariado é uma profissão com futuro, mas, cada vez mais, exige-se uma excelente formação e conhecimentos em variadíssimas áreas.

Diogo Marques dos Santos
Licenciado em Secretariado e Comunicação Empresarial
Coordenador das Relações Internacionais na Universidade Europeia

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post, concordo! os preconceitos de género em certas profissões têm de acabar, mas tenho a impressão que cada vez mais estas profissões tipicamente associadas a 1 só género vão ficando mais heterogéneas.

    Sou aluno de Gestão na UE, mas vou seguir este blog para me manter a par de outras áreas.

    ResponderEliminar
  2. Olá Alexandre: ficamos muito contentes pelo facto do conteúdo deste blogue lhe interessar. Partilhe-o na sua rede de contactos! Obrigada.

    ResponderEliminar