Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Clipping – o que é?

Informação é poder. É uma frase feita, mas é verdade que quem tem a informação certa na hora exata, parte sempre em vantagem.
 
Existem muitas formas de o conseguir e uma delas é o clipping, um serviço que nenhum departamento de marketing ou de comunicação se dá ao luxo de dispensar. Feito "em casa" ou contratado a empresas especializadas, o clipping consiste na recolha da informação publicada nos media, de interesse com referência ao que se está à procura: pessoas, empresas, marcas, eventos, concorrência, clientes, setores importantes para a atividade que se desenvolve, enfim, as possibilidades não se esgotam.

Informação preciosa que, depois de analisada à lupa, ajuda os decisores a abrir caminhos e a definir estratégias na hora de tomar decisões: Investir em novos mercados? Procurar outros públicos? Como fazer face à concorrência?


Mas a informação não se limita hoje aos media convencionais - televisão, rádio, imprensa escrita e sites noticiosos. Com a utilização massiva das redes sociais e dos blogues, a informação circula à velocidade da luz e um post no facebook ou num blogue com milhares de seguidores pode tornar-se viral e chegar aos quatro cantos do mundo em poucos segundos. Aqui o impacto, positivo ou negativo, é bem mais imediato, pois, ao contrário do que acontece nos media convencionais, nas redes sociais é possível fazer comentários e partilhar opiniões ou situações com outros utilizadores gerando um efeito “bola de neve”. Neste contexto, podem estar em jogo não só factos, como também emoções e experiências em relação às organizações.

As notícias e as informações recolhidas, ajudam, por exemplo numa gestão de crise, a perceber para que lado “pende” a opinião pública e qual a imagem que está a ser projetada para o exterior, além de auxiliarem na preparação de uma estratégia para explicar e/ou inverter a situação.

Por tudo isto, informação é poder.

Ana Luísa Silva, Alumni

Sem comentários:

Enviar um comentário