Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

terça-feira, 19 de março de 2013

Testemunho (vi) | Fátima Marujo


Estudante, Trabalhadora e Mãe
 
Ser mulher, já por si só, é uma tarefa difícil. Está instituído na sociedade que a mulher tem que conciliar o emprego, demonstrando ser ótima profissional, com as funções de dona de casa e de mãe, estando atenta à educação e ao acompanhamento escolar dos filhos, tendo tempo para a família e até para o animal de estimação - e, como se não bastasse, estar sempre com um “Bom Ar”. Será a mulher atual uma espécie de supermulher? A verdade é que nos esforçamos diariamente para realizar todas estas tarefas da melhor maneira possível e não queremos falhar.
 
Num mundo cada vez mais exigente, em que a palavra-chave é aprender e, sobretudo, reinventar, torna-se imperativo ampliar e solidificar conhecimentos, e daí a necessidade de voltar a estudar. Ingressar no ensino superior aos quarenta anos foi uma experiência arriscada e algumas pessoas perguntavam:
 - Mas porquê? Tens um emprego estável, para quê ir agora estudar?
A essas pessoas que não compreendiam a importância da minha decisão, sorrindo, respondia-lhes: – E porque não?

A primeira etapa foi decidir onde fazer a licenciatura. Na decisão pesaram dois critérios: prestígio da instituição e a localização, de preferência central e de fácil acesso. A escolha foi óbvia: o ISLA Campus Lisboa, considerado a melhor instituição de ensino superior do país nesta área e, por sinal, muito bem localizado.

A decisão estava tomada e nada me faria recuar, mas iria ter efeitos, não só a nível profissional como a nível familiar: precisava do apoio da família (marido e filho) e, claro, da compreensão do meu chefe, porque trabalhar das 09:30 às 19:00 horas e estudar à noite implicava ter de sair do emprego um pouco mais cedo para chegar a tempo de assistir às aulas; também os jantares em família passaram a ser só ao fim de semana.

Nos primeiros meses foi um pouco difícil habituar-me a esta nova rotina, mas depois entrei no ritmo e tudo ficou mais fácil - agora estranho quando não há aulas.

A experiência está a ser muito enriquecedora, sinto que estou mais confiante e segura nas atividades diárias do meu emprego, que por sinal é em secretariado, já tendo aplicado na prática conhecimentos adquiridos nas aulas de Práticas de Secretariado e Assessoria e de Imagem e Relações Públicas, lecionadas pelas docentes Maria João Borges e Susana de Salazar Casanova, respetivamente.

A licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial conta com excelentes professores, com um plano curricular vasto e matérias diversificadas, o que nos abre um variado leque de oportunidades para as mais diversas áreas profissionais. Atualmente no 3.º ano do curso, não me arrependo de ter ingressado neste desafio tão enriquecedor, e repetiria a experiência sem pensar duas vezes.

Fátima Marujo (Estudante do 3.º ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário