Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

sexta-feira, 1 de março de 2013

Crónica de um estagiário - I

O antes: a preparação
 
Após o tão ansiado telefonema de confirmação que fui a escolhida, deparei-me com algumas questões para as quais não parecia existir apenas uma resposta correta: o que será apropriado vestir? De que forma devo cumprimentar os meus colegas? E os meus superiores hierárquicos? Será que estou preparada? Será que estou à altura? Não sei se foi ou se será assim com vocês, mas a verdade é que foi assim comigo.
 
Sempre me considerei uma pessoa bastante decidida, daquelas que sabe o que quer e como obtê-lo, mas, nos dias que antecederam o início do estágio de Secretariado, senti muitas dúvidas e algum nervoso miudinho.
 
Em primeiro lugar, a renovação do guarda-roupa foi inevitável: a troca das calças de ganga e dos casacos de malha quentinhos por algo mais apropriado – algo mais “maduro” – foi uma necessidade. Foi um investimento que teve de acontecer e provavelmente dos que mais apreciados foram – quem não gosta de estrear roupa nova? No final, tive que adaptar o meu gosto pessoal ao estilo da organização e, para quem raramente usava peças de roupa que precisassem de ser engomadas, foi um salto bastante grande.
 
Em segundo lugar, a preparação teve igualmente de ser feita a nível comportamental, isto é, foi necessário sentir-me confiante tanto com a indumentária como com a forma como me iria apresentar e conhecer pessoas novas. Isto porque é um facto que a primeira impressão, por mais breve que seja, pode direcionar o rumo de uma relação profissional. Portanto, também precisei de rever algumas regras de etiqueta.
 
Neste momento, se tivesse de ajudar alguém a passar por esta fase, sugeriria que aproveitasse para pedir dicas àquelas pessoas que admira profissionalmente e cujos conselhos aceitaria quase de olhos fechados. É uma vantagem ter alguém mais experiente, que conheça a realidade das empresas, a quem pedir opinião sobre a forma de vestir e de agir.
 
Pilar Souto (pseudónimo)

Sem comentários:

Enviar um comentário