Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Entrevista a Alumni | Cláudia Segurado


Andreia Gonçalves (A.G.): O que a levou a escolher SCE? 


Cláudia Segurado (C.S.): Foram várias as razões que me levaram a escolher a licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: a abrangência a nível curricular da mesma; a existência de várias cadeiras que me agradavam, nomeadamente organização de eventos, técnicas de comunicação e expressão, línguas, protocolo, marketing, entre outras; assim como, a favorável taxa de empregabilidade a ela associada e a polivalência desta área profissional.


A.G.: Qual era a sua opinião sobre o curso de SCE antes de o frequentar? E depois?
 
C.S.: Antes de frequentar a licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial as expetativas eram muitas e a vontade de estudar e aprender também. Aquando do término da mesma ficou a enorme satisfação. Satisfação em ter adquirido conhecimentos que me iriam permitir começar a traçar a minha carreira profissional, em ter conhecido excelentes profissionais e em ter feito amizades para a vida.
 
A.G.: Que feedback tem tido sobre o ISLA, como formador de secretários(as)/assessores(as), sendo uma ex-aluna?
 
C.S.: O feedback que tenho tido relativamente ao ISLA é muito positivo. O ISLA-Campus Lisboa | Laureate International Universities é sem dúvida uma Instituição de referência no que diz respeito à formação de profissionais de Assessoria.
 
A.G.: Aconselha o curso? A que tipo de pessoa?

C.S.: Aconselho vivamente esta licenciatura. Especialmente a pessoas que tal como eu gostam de várias temáticas com a mesma intensidade e que procuram uma licenciatura rica e polivalente.

Do meu ponto de vista, esta opção será ideal para uma pessoa que goste de saber e comunicar em diferentes idiomas, de ter uma profissão polivalente, de aprender as melhores e mais adequadas técnicas de comunicação consoante o contexto, entre outros.


A.G.: Acha que faltou alguma coisa ao longo dos 3 anos? O quê? 
 
C.S.: Penso que a licenciatura foi bastante rica e adequada às necessidades dos alunos enquanto futuros profissionais e às do mercado de trabalho.

A.G.: Quais foram os pontos fortes do curso? E os pontos fracos?
 
C.S.: Pontes fortes: referência da universidade, professores/formadores competentes, abrangência curricular e o facto de a turma ser pequena, o que permitiu um melhor aproveitamento dos alunos.


Pontos fracos: penso que na altura em que frequentei a licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial as cadeiras optativas teriam que fazer parte de um determinado leque de disciplinas, pelo que me recordo de ter vontade de aprender e fazer uma outra cadeira e não ter sido possível.
 
A.G.: Que experiências já teve na área do secretariado e assessoria? Têm superado as suas expetativas?
 
C.S.: Dois meses após ter terminado a minha licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial iniciei a minha carreira profissional, como Secretária de Administração para a CESO CI Internacional S.A.

A CESO CI Internacional é uma empresa vocacionada para a assistência técnica e serviços de consultoria na área do desenvolvimento económico, social e organizacional, no mercado externo. Tive oportunidade de assessorar cinco Administradores, nomeadamente o Senhor Prof. Doutor Américo Ramos dos Santos, Presidente do Conselho de Administração do Grupo CESO.

Foi sem dúvida uma experiência enriquecedora, por diversas razões, e importante na minha vida quer a nível profissional quer pessoal.
A.G.: Sentiu-se inspirada pelos professores e pelas matérias lecionadas?
 
C.S.: Foram vários os professores e as matérias que me inspiraram. Recordo-me de várias. Uma das matérias que mais me marcou foi a de Imagem e Relações Públicas, lecionada pela Dra. Susana de Salazar Casanova. Recordo-me, também, de determinados ensinamentos que os professores me transmitiram durante o meu percurso pelo ISLA Campus Lisboa. Por exemplo, do Professor Doutor Ivo Antunes Dias escrever no quadro a expressão “Treino duro. Combate fácil”. Não podia concordar mais com este lema. E tento sempre utilizá-lo. 

A.G.: O que a motivou a “mudar” de área e a fazer uma pós-graduação em consultoria de imagem?/ Porquê consultoria de imagem?/ Porquê a área da imagem?

C.S.: O meu objetivo não passou por mudar de área, mas sim por compilar um conjunto de conhecimentos que, apesar de antagónicos, têm pontos em comum e são ambos do meu agrado. Atualmente disponho de ambas as áreas profissionais.

A escolha da pós-graduação em Consultoria de Imagem no ISLA Campus Lisboa | Laureate International Universities, deveu-se ao facto de ter muita vontade de adquirir conhecimentos numa área com a qual sempre me identifiquei.

A.G.: Acha que a imagem está estritamente ligada à profissão de secretário(a)/assessor(a)/assistente? Em que medida?

C.S.: Eu não diria que a imagem está estritamente ligada à profissão de Assessoria. Acredito no entanto que ter uma boa imagem é fundamental em todas as profissões. Sendo um Assessor o primeiro rosto de uma determinada empresa e tendo entre as suas funções o facto de receber e encaminhar clientes e fornecedores no seu dia a dia de trabalho, a imagem assume um carácter preponderante.

Associado a este fator, existe um outro que se prende com a empresa e respetiva missão e objetivos, e com o contexto empresarial no qual o Assessor se encontra inserido.

A.G.: Que conselho daria a um aluno(a) que se encontre a tirar a licenciatura em SCE neste momento?
 
C.S.: Do meu ponto de vista, o conselho mais importante prende-se com o empenho, o trabalho, a dedicação. Se um(a) aluno(a) fizer o seu percurso universitário na área do Secretariado e Comunicação Empresarial assente neste três pilares, não tenho dúvida de que a médio-longo prazo irá colher frutos. 

A.G.: Sei que possui um blogue… De que se trata? Já vi o blogue, mas queria que houvesse uma explicação sua do que é o seu blogue.

C.S.: 
Sim, tenho um blogue na área da Imagem e da Moda. Decidi criar o Glamorise It após ter terminado a pós-graduação em Consultoria de Imagem, como plataforma de comunicação desta área de que tanto gosto.

O blogue aborda a Consultoria de Imagem e a Moda, além de temas como: looks ou detalhes que utilizo, Update for Fashion Addicts - que aborda as tendências, Update for a Professional Look - vocacionado para a imagem profissional, posts inspiradores ou de trabalhos realizados, bem como sobre palestras ou workshops que realizo na área da Imagem. Aposto também em textos com um pouco lifestyle.

Atualmente posso ministrar acções de formação visto que obtive o CCP (Certificado de Competências Pedagógicas de Formador), no passado mês de Dezembro. A partir de agora terei, ainda, oportunidade para partilhar essas experiências igualmente no blogue.


A.G.: A nível profissional, onde se vê daqui a cinco anos?

C.S.: Dentro de cinco anos vejo-me a desenvolver uma carreira profissional que coloque à prova os meus conhecimentos e que me permita evoluir enquanto profissional e enquanto pessoa.

Entrevista realizada pela estudante Andreia Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário