Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Sugestão em época de férias | Exposição de Joana Vasconcelos no Palácio Nacional da Ajuda




Joana Vasconcelos dispensa apresentações. No ano passado, tornou-se na primeira mulher e na mais jovem artista a expor no Palácio de Versalhes, sendo a sua exposição a mais visitada dos últimos 50 anos em Paris.

Este ano, as suas obras estão expostas no Palácio Nacionalda Ajuda, em Lisboa, de 23 março a 25 agosto, palácio esse construído na primeira metade do século XIX e que, tendo sido residência oficial da Monarquia até à Instauração da República, conserva ainda hoje, todas as divisões como naquela época.

Do enorme espólio de obras da artista, foram cuidadosamente escolhidas 38 peças para fazerem parte desta exposição. Todos os materiais utilizados na construção das peças são utilizados no dia a dia de qualquer pessoa e Joana Vasconcelos apenas faz a recontextualização desses mesmos objetos. Entre as diversas obras estão as mais conhecidas, como a Noiva, Coração Independente Vermelho, Valquírias, Marilyn ou Jardim do Éden; e as mais recentes, nunca expostas em Portugal, como o Lilicoptère, Perruque, A Todo o Vapor ou War Games.

Estas obras estão enquadradas de tal forma nas diferentes divisões do palácio que há uma fusão entre o estilo real e estilo contemporâneo, sendo, por vezes, difícil distinguir os dois estilos. É como se a artista tivesse criado as peças especificamente para cada uma das divisões do palácio: as obras – tornando-se “camaleões” – adaptam-se e interagem com os diferentes estilos e espaços onde são colocadas. 

É caso do quadro Vitrial, que está exposto no quarto real e que dá a sensação de que foi criado na altura em que a monarquia reinava, fazendo com que Joana Vasconcelos seja brilhante na construção das peças.

O bilhete custa 10 euros, com desconto para grupos de estudantes, e a visita tem uma duração de, aproximadamente, 1h30min. 

E a vista do palácio sobre o rio Tejo é magnífica. Uma exposição a não perder!


Links úteis:
http://www.joanavasconcelos.com
http://www.joanavasconcelos-pnajuda.pt/
http://www.palacioajuda.pt/
http://www.imc-ip.pt/pt-PT/museus_palacios/ContentDetail.aspx?id=1124


Sandra Nunes (Estudante do 1.º ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário