Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Os benefícios do desporto e da atividade física

A prática de desporto e de atividade física na nossa sociedade são fulcrais. Assim, o desenvolvimento pessoal e o equilíbrio mental são fatores a ter em conta quando se fala sobre exercício físico.
 
Em larga medida, a atividade física proporciona um escape para que seja possível viver uma vida mais plena e tranquila, sem acumular stress. Isto deve-se, em grande parte, à forma como o organismo reage a estímulos físicos, nomeadamente libertando endorfinas, conhecidas como as “hormonas da felicidade”. Para além da alegria, estas hormonas também proporcionam serenidade e a melhor forma de as libertar é, de facto, praticando exercício físico! Apesar de muita gente não apreciar o momento da prática de desporto por si só, após o fim da atividade sente uma sensação de tranquilidade e leveza que nem os mais avessos ao desporto podem negar.
 
Por outro lado, o desporto ocupa um papel central no desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos, na medida em que os mune de aptidões para lidar, de forma mais eficaz, com as contrariedades diárias e problemas. É nesta área que os desportos em equipa assumem uma relevância comprovável: participar em atividades físicas de grupo facilita a apreensão de competências comunicacionais e contribui para o desenvolvimento do espírito de equipa. Leva também à existência de competição saudável e de alguma ambição, ambas caraterísticas importantes para o sucesso profissional.
 
Muitas empresas organizam ações de team building para os colaboradores fortalecerem laços e aprenderem a liderar e a ser liderados. Estas ações, muitas envolvendo desportos radicais e de equipa praticados ao ar livre, assumem-se como uma das estratégias para promoção de um bom ambiente de trabalho e de melhores resultados.
 
Além disso, inúmeras companhias, conscientes da importância do exercício físico, em termos da saúde no trabalho, para as suas metas, comparticipam o valor das joias e mensalidades em ginásios ou outras atividades desportivas, e implementam rotinas de exercício físico em regime de e-learning nos postos de trabalho. Algumas disponibilizam até espaços e profissionais especializados no treino individual ou de grupo.
 
Adicionalmente, não se pode esquecer a importância do exercício físico no progresso da reabilitação de pessoas com doenças mentais profundas, como acontece quando praticam natação ou até mesmo hipismo, existindo centros especializados neste tipo de atividades. Ou seja, a rotina que deriva da prática de desporto promove a estabilidade necessária e possível.
 
Por outras palavras e para concluir, a atividade física e o desporto são pilares fundamentais e inegáveis na construção do caráter individual e no desenvolvimento de competências interpessoais, bem como uma mais-valia para a saúde física e mental sem a qual não somos verdadeiramente plenos.
Andreia Gonçalves e Catarina Fortes (Estudantes do 2.º ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário