Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Utilidade do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas

O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) é uma ferramenta de extrema importância, pois fornece uma grelha transversal que permite uniformizar a autoavaliação que cada um faz sobre as suas competências linguísticas.

Com a globalização e a crescente mobilidade internacional, a perceção correta das competências linguísticas, com o auxílio da grelha de autoavaliação desenvolvida pelo Conselho da Europa, é indiscutivelmente uma vantagem para candidatos e empregadores, dado que providencia uma escala comum e internacional. Esta grelha subdivide-se em três categorias:
- Utilizador elementar (níveis A1 e A2);
- Utilizador independente (níveis B1 e B2);
- Utilizador experiente (níveis C1 e C2);
expressas em 3 dimensões e 5 parâmetros: Compreender (Compreensão oral e Leitura), Falar (Interação oral e Produção oral) e Escrita.

O recurso a este quadro permite assim enunciar, o mais explícita e claramente possível, as capacidades linguísticas de cada candidato, devendo os códigos dos níveis (ex.: B1) ser adicionados da respetiva legenda (ex.: Utilizador Independente), para mais facilmente o empregador poder identificar o conhecimento de um determinado idioma.

Será fundamental para a credibilidade da candidatura que a informação seja prestada de forma responsável e verdadeira, já que as competências serão provavelmente aferidas aquando da entrevista. Um empregador aceitará certamente melhor uma lacuna de conhecimentos, que pode ser ultrapassada, do que ter na equipa uma pessoa desonesta ou tonta.

Sandra Nunes (Estudante do 2.º ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário