Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Entrevista a Alumni | Tiago Almeida


Catarina Faria e Catarina Fortes (CF): Como teve conhecimento do curso Secretariado e Comunicação Empresarial (SCE)?
Tiago Almeida (TA): Nas várias pesquisas de emprego, Internet ou jornais, encontrava requisitos "ISLA com curso de SCE" e também tive um bom feedback do curso por uma pessoa que frequentou o ISLA.

CF: Porque escolheu o ISLA Campus Lisboa para estudar?
TA: A excelente localização, a longa existência do curso e a reputação do ISLA levaram-me a escolher a instituição.

CF: Quais foram os fatores que levaram à escolha do curso SCE?
TA: Elevada taxa de empregabilidade e plano de estudos adequado ao que procurava.

CF: Qual era a expectativa/opinião acerca do curso antes de iniciar?
TA: A minha expectativa era elevada, uma vez que o ISLA é uma instituição de relevo e com grande notoriedade. No que concerne ao curso, as minhas expectativas eram igualmente altas, pois a instituição possui docentes capazes de preparar o aluno em pleno para o mundo do trabalho. Outro fator que me ajudou na escolha foi a elevada empregabilidade.

CF: Depois, manteve a opinião ou mudou-a? Para melhor ou pior? Porquê?
TA: A minha opinião mudou, para melhor. Constatei que as disciplinas se ajustavam e que os professores estavam dentro das matérias que lecionavam. Além de ter encontrado excelentes professores, são muito preocupados com a preparação dos alunos.

CF: O que gostou mais do curso? Há alguma coisa de que não tenha gostado? O quê?
TA: Gostei da diversidade das matérias lecionadas, as línguas estrangeiras (cujo conhecimento e domínio é extremamente importante), conhecimentos contabilísticos, marketing, etc... Não tenho nada a apontar de negativo relativamente a esta questão.

CF: Considera que as matérias lecionadas durante o curso foram as adequadas? Preparam-no para o mercado de trabalho?
TA: Práticas de Secretariado e Assessoria, Técnicas de Comunicação e Expressão e Informática são disciplinas fundamentais para um bom desempenho, quer a nível pessoal quer profissional. A Informática está em todo o mundo empresarial e o saber escrever e o saber expressar é muito importante. Dar erros ortográficos causa muito má imagem da pessoa e da empresa que representa.

CF: Acha que faltou dar alguma matéria durante o curso? Qual/o quê?
TA: A resposta a esta pergunta é diferente dependendo do gosto pessoal; no entanto, na minha opinião, podia dar-se mais carga horária ao MS Outlook. É uma ferramenta que praticamente todas as empresas utilizam e o bom manuseamento deste programa reduz o tempo perdido, por exemplo na pesquisa de um contacto telefónico, de uma reunião, de uma informação, de um e-mail de há alguns meses atrás, etc. Como o secretariado é a ponte, e muitas vezes o substituto da chefia, o contacto com a faturação é frequente. Possuir mais conhecimentos práticos e mesmo teóricos de faturação, notas de crédito e débito, é sempre bom.

CF: Como se sentiu ao ser dos poucos homens no curso SCE? Qual a reação dos seus familiares/amigos acerca desta questão?
TA: Eu não era um dos poucos homens, era mesmo o único. O estereótipo do secretariado é servir o café ou a água, no entanto assume muita importância na empresa, chegando inclusivamente a saber de todas as movimentações. Naturalmente ouvem-se brincadeiras, mas tudo passa ao lado se estivermos focados no que queremos e naquilo que ambicionamos. Principalmente quando os outros se apercebem do que realmente fazemos e do papel que assumimos.

CF: Como foi a sua relação com os professores? Continua em contacto com eles/elas?
TA: A relação foi boa, aliás o facto de ser o único homem sempre foi tema de conversa e era impossível passar despercebido. Mantenho contacto com alguns professores porque de certa forma gosto de partilhar as metas por mim alcançadas a nível profissional. Como no meu trabalho gosto de ver as coisas bem feitas, o trabalho dos professores é ver um aluno preparado e por isso gosto de ir dando notícias.

CF: Fez algum estágio durante o curso? Através do ISLA? Contribuiu para a sua formação? Como?
TA: Fiz um estágio profissional, pós curso, através da ajuda do gabinete ElpYou. No início da vida profissional todas as experiências são benéficas e contribuem para o desenvolvimento e enriquecimento.

CF: Participou em algum projeto durante o curso?
TA: Não participei em nenhum projeto. No entanto o vosso projeto parece bastante interessante e motivante.

CF: Acha que é preciso ter algum perfil específico para tirar o curso SCE? Qual?
TA: Na minha opinião o principal requisito é a vontade e o empenho de cada um; contudo há que ter noção de que é necessário ser pró-ativo, bom comunicador e gostar de multi tasking.

CF: Aconselha o curso?
TA: Recomendo o curso e o ISLA. O que motiva frequentar este curso é saber que existem entidades empregadoras que apenas recrutam licenciados em SCE. Temos um leque extenso de saídas profissionais, devido à nossa preparação técnica e prática ao longo do curso. A instituição oferece boas condições para o desenvolvimento enquanto estudante e trabalhador.

CF: Trabalha na área do secretariado? Sentiu-se preparado para o trabalho?
TA: Atualmente trabalho no ramo da logística numa pequena empresa em crescimento - no entanto utilizo os conhecimentos do secretariado nas minhas tarefas diárias. Como se trata de uma área técnica, estou a aprender. Tenho noções básicas provenientes de PSA (Incoterms) e de uma cadeira opcional. Todos nós, mediante a área onde trabalhamos, temos que nos adaptar e ter espírito aberto para aprender.

CF: Que feedback tem tido sobre o ISLA e o curso SCE por parte de colegas ou amigos/conhecidos?
TA: Foi gratificante ter estado numa empresa onde apenas recrutam pessoas provenientes do ISLA Lisboa com curso SCE pela excelente preparação dos alunos. É gratificante para um ex-aluno saber que o curso tem reconhecimento e bastante motivador para quem frequenta. Tive também a oportunidade de estar em entrevistas onde o fator SCE deu a oportunidade para apresentar o valor.
Não podemos é aproveitar o reconhecimento do curso e “encostar” até o fim deste.

CF: Tem algum conselho/sugestão para um(a) aluno(a) que se encontre a tirar a licenciatura em SCE, neste momento?
TA: O conselho que dou é que todos/as se empenhem no curso, não adotem uma postura de facilitismo, ou seja, lutar apenas pela nota 10. Ao longo do curso há matérias que podem não ser do agrado da pessoa, mas como o saber não ocupa lugar, pode sempre vir a útil. Lutar pela melhor classificação significa lutar por um melhor posto de trabalho. Acima de tudo há que manter uma postura assertiva e positivismo porque as empresas querem pessoas positivas.

CF: O que espera estar a fazer daqui a 10 anos?
TA: Daqui a 10 anos espero, além de ter melhorado as minhas qualificações académicas, adquirir experiência e poder absorver o máximo de conhecimentos dos que me rodeiam. Temos que ter mente aberta (disponíveis para aceitar opiniões e críticas) e a constante adaptação é fundamental para nos mantermos competitivos.

Entrevista realizada por Catarina Faria e Catarina Fortes (Estudantes do 2.º ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário