Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

sexta-feira, 11 de julho de 2014

O voo dos gansos


«No outono, quando se veem bandos de gansos a voar para Sul e que formam um grande “V” no céu, sabe-se que quando cada um bate as asas move o ar para cima ajudando a sustentar a ave imediatamente atrás.

A resistência do ar diminui para cada ganso à medida que este fica mais longe do cume. Em geral, o bando beneficia de pelo menos 71% a mais de força de voo do que uma ave a voar sozinha. Sempre que um ganso sai do bando sente subitamente o esforço e a resistência necessárias para continuar a voar sozinho. Rapidamente entra novamente na formação.

Quando o ganso líder se cansa, muda de posição dentro da formação e outro ganso líder assume a liderança.

Assim TODOS SE AJUDAM de forma a garantir a sustentabilidade até ao seu destino final. Todos têm o seu papel definido, ficando para os gansos de trás o trabalho de gritar encorajando os da frente para que mantenham a velocidade.

Quando um ganso fica doente, é ferido ou está cansado… e tem de sair da formação, outros saem da formação e acompanham-no para ajudá-lo e protegê-lo. Permanecem com ele até que morra ou seja capaz de voar novamente; então alcançam o seu grupo ou integram-se noutro.

O voo dos gansos rumo ao sul no outono é um grande exemplo de TRABALHO EM EQUIPA onde todos têm o MESMO OBJETIVO, META E COMPROMISSO COM O SUCESSO

(Autor Desconhecido)

Sem comentários:

Enviar um comentário