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quarta-feira, 30 de julho de 2014

Atitudes e motivações esperadas de um profissional

Em particular numa altura em que todos já só sonhamos com os merecidos dias de férias, justifica-se enumerar o que se espera de um profissional. Assim recordo alguns pontos:

Tenha orgulho na profissão que escolheu seja ela qual for. A ideia de que umas profissões são mais relevantes do que outras, é injusta. Implemente no seu dia-a-dia uma atitude estimulante para ultrapassar barreiras e desenvolva um espírito vencedor.

Aceite e promova as mudanças que ocorrem na organização onde trabalha. Além disso, procure adaptar a sua função ao que se espera na actualidade e siga as tendências quer do mercado, quer de estratégia dessa organização. Participe activamente, se a sua chefia assim o permitir.

Seja criativo e aplique essa mais-valia ao reinventar as funções que desempenha e no apoio valiosíssimo que é necessário, muitas vezes, prestar a quem lidera.

Promova, em primeiro lugar, perante si e depois face à empresa acções de melhoria contínua e activa. Só adoptando estas práticas se muda efectivamente e se inova.

Use a informação a seu favor. Mantenha-se informado e partilhe com chefias, colegas, clientes, parceiros ou fornecedores dados relevantes. Estar-se bem informado é uma estratégia simples que também contribui para alcançar sucesso.

Personalize a forma como desempenha a sua actividade profissional dando atenção interna e externa, nomeadamente aos clientes. Faz parte das expectativas que lhes seja dada atenção e que sejam tratados com uma certa deferência.

Comunique positivamente procurando relacionar-se bem na empresa. Actue como um elemento que concorre para a promoção de uma boa comunicação.

Mantenha-se actualizado sobre as tendências de tecnologia: computadores, Internet, gadgets, software. Nos dias que correm, em que tudo acontece a uma velocidade impressionante, não é um bom plano recusar-se a aceitar o avanço da tecnologia e as suas valências.

Procure gerir bem todos os momentos, em especial, aqueles que possam ser mais conflituosos. É esperado que no seio da equipa se actue de forma a que as relações interpessoais sejam saudáveis.

Por fim, tente ser um modelo a seguir e não seguir o modelo delineado por terceiros. É verdade que ninguém é perfeito, porém quanto mais elevada for a posição, mais exigente a mesma se tornará e naturalmente existirá um aumento face às suas expectativas de desempenho.

Susana de Salazar Casanova
Coordenadora Executiva da Licenciatura e Comunicação Empresarial

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