Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Crónica de um estagiário - III

 
Sinto-me em “casa”
Ao fim de um mês, consigo ter uma certeza absoluta: não existe comparação possível entre o trabalho que fazia anteriormente e aquele que faço hoje. Para além de atualmente não ter um contacto direto com o público, consigo desempenhar uma série de tarefas que me permitem pôr em prática aquilo que tenho vindo a aprender no ISLA Campus Lisboa.

Do meu dia-a-dia fazem parte muitas fotocópias, muitas digitalizações, muitas subidas e descidas de pisos… Mas faz tudo parte da minha aprendizagem, porque não conheço qualquer casa que tenha sido construída a partir do telhado. Para além disso, se eu não estivesse lá, outra Secretária ou até mesmo uma chefia teriam de o fazer. A meu ver, estou a poupar tempo às minhas chefias – não é isso que um(a) secretário(a)/assessor(a)/assistente faz?

Nesta altura, já sinto algumas saudades de poder trabalhar de pé, do atendimento ao público, das minhas antigas colegas e de ter autonomia para decidir a (quase) totalidade dos meus passos. Ainda assim, sinto igualmente que estou a crescer a um ritmo alucinante, quer a nível profissional quer a nível pessoal. Isso vale muito mais que qualquer autonomia – pelo menos nestes meus primeiros passos.

Posso dizer que, neste momento e apenas após um par de meses, já tenho um rol de coisas que aprendi a fazer – umas mais simples, como encadernar documentação, outras mais complexas, como mexer num sistema de arquivo documental. Por este motivo, sinto que a mudança que fiz vale a pena, todos os dias! Assim, apercebo-me de que ainda estou em fase de adaptação: não sei todos os nomes de cor, nem sempre sei a quem ligar e o que pedir; mas a verdade é que já aprendi muito mais do que alguma vez sonhei, a verdade é que me sinto em casa…
 
Pilar Souto (pseudónimo)

Sem comentários:

Enviar um comentário