O
Santiago e a Ana são amigos de longa data e, no meio de um jantar, após um
longo dia de trabalho, Santiago lamenta-se da confusão que vai na sua
empresa…
|
||||||
Santiago –
Ana, tu nem imaginas o caos em que está a minha empresa. A Sofia está de
Licença de Maternidade e ninguém entende como ela organiza os papéis. Que
horror!
|
3
|
|||||
Ana – Então mas só agora
é que vocês deram por essa desorganização?
Santiago –
Sabes, é que ela deve saber bem onde estão as coisas no meio daquela
barafunda, porque quando nós lhe pedíamos alguma coisa ela encontrava sempre.
A
verdade é que cada um de nós tem a sua própria maneira de fazer as coisas.
|
||||||
Por
exemplo, se eu estiver de férias e os meus colegas precisarem de consultar
alguma coisa num processo meu, acabam sempre por ter que me ligar.
|
||||||
Ana – Se a tua empresa
tivesse um sistema de gestão da qualidade e procedimentos implementados não
estaria agora nessa situação.
Santiago – Sistema
de Gestão da Qualidade? Procedimento? O que é isso?
|
||||||
Ana – Com procedimentos
implementados o trabalho está mais organizado e todos os colaboradores sabem
o que têm de fazer, como fazer e onde encontrar as coisas.
Santiago –
Bem, isso parece-me muito interessante - explica melhor.
|
||||||
Ana – Um Procedimento é a
descrição de como as atividades de uma empresa devem ser realizadas. Isto é,
que passos devem ser dados e a ordem dos mesmos, quem é o responsável pela sua
execução e o modo de o fazer, bem como o tipo de documento ou registo que dá
início ou resulta de cada etapa do processo.
|
|
|||||
Ou
seja, se a tua empresa tivesse estabelecido procedimentos e os colaboradores
os seguissem, o que se está a passar agora por causa da ausência da Sofia teria
sido evitado.
|
||||||
Santiago –
Isso é excelente, mas na empresa teria que haver mais do que um procedimento…
como é que eu saberia quais existem e qual utilizar?
|
||||||
Ana – Através do Manual
da Qualidade. Este manual é uma espécie de guia do Sistema de Gestão da
Qualidade que está implementado numa empresa e dá a conhecer aos
colaboradores, entre outras coisas, quais são os procedimentos existentes na
empresa.
|
||||||
Santiago –
Bem, isso é uma maravilha. Amanhã vou já falar ao meu chefe sobre esta
estratégia. Encontraste a solução para o nosso problema - muito, muito
obrigado!
|
||||||
Ana – De nada Santiago.
Mas atenção que isto não é uma solução instantânea: implementar a qualidade
leva o seu tempo.
Santiago – Umm,
acho que vamos ter que ligar ainda umas quantas vezes à Sofia.
Ana – Pois, acho que não
têm muitas opções.
|
||||||
Universidade Europeia: www.europeia.pt | Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
A confusão na empresa Imagination Design …
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário