Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Redução de Custos nas Passagens Aéreas (i)

 
No que toca a organizar e comprar viagens de avião, quer seja a nível pessoal ou empresarial, quanto mais barato e com qualidade, melhor!

Existem vários aspetos que influenciam o preço de uma passagem aérea:

Antecedência

A antecedência com que se compram os bilhetes de avião é um fator muito importante, uma vez que as várias classes se subdividem em diversas tarifas com número específico de lugares atribuídos. Assim, os primeiros a chegar conseguirão os lugares mais baratos ainda disponíveis.  

Numa empresa, contudo, o fator tempo é difícil de controlar, pois muitas viagens não têm data certa por depender de outros ou as datas são marcadas “em cima da hora”. Ora, se a antecedência for curta, as tarifas mais baratas já não estarão disponíveis; por outro lado, adquirir com antecedência quando não se tem a certeza de datas poderá não representar uma poupança, pois as alterações terão custos (quanto mais barata a tarifa, maiores serão as penalizações por alteração ou cancelamento das reservas/bilhetes).

Voos low cost

Existem já bastantes destinos com opções de voo low cost que apresentam preços muito competitivos; no entanto, quando se opta por este tipo de voos é necessário ter em conta que muitos voos low cost aterram em aeroportos mais distantes do centro das cidades, o que levará a um gasto adicional de tempo e de dinheiro em deslocações.

Neste tipo de voos, a bagagem é controlada e, em regra, apenas é permitido embarcar com uma mala grátis e de dimensões restritas - se for necessário viajar com material de apoio, amostras ou catálogos, talvez este tipo de voo não seja a opção mais económica.

Outra característica dos voos low cost é a não marcação de lugares, sendo o embarque feito por ordem de check-in/chegada à porta de embarque. O tempo é um recurso importante e, para que a mala não seja despachada para o porão se as bagageiras já estiverem cheias, poderá ser útil optar por um speedy boarding que, obviamente, tem custos.

Será, portanto, importante ter em conta todos estes aspetos, porque o resultado poderá não ser tão low cost como esperado.

Marisa Sousa (Estudante do 2.º ano)

1 comentário:

  1. É também importante, quando um voo parece muito caro (>350 euros por exemplo) verificar se é possível fazer duas reservas - crossed bookings. Dá trabalho fazer este exercício, mas às vezes compensa e muito!

    ResponderEliminar