Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Lisboa (Portugal)

Com o presente texto, damos início a uma nova rubrica com informações relevantes sobre cidades de negócios a nível mundial. 

Lisboa é a capital e maior cidade de Portugal, com uma população de cerca de três milhões de habitantes. Situada no estuário do rio Tejo, junto à costa atlântica da Península Ibérica, é a capital mais ocidental da Europa. Considerada uma cidade global devido à sua importância a nível financeiro, comercial, artístico e educacional, é o principal centro económico do país e um dos maiores da União Europeia.
 
Língua – Português

Moeda – Euro

Clima – Mediterrânico (temperaturas médias)

Como Chegar – Aeroporto de Lisboa (acessos); Gare do Oriente

Alojamento – Oferta hoteleira de qualidade, rica e diversificada (consultar o diretório).
 
Transportes – A cidade é servida por uma rede de metropolitano e por autocarros.

Restaurantes – Ampla oferta culinária, nacional e internacional (consultar o diretório).
 
Principais Atrações Culturais – Castelo de São Jorge; Mosteiro dos Jerónimos; Torre de Belém; Museu do Oriente; Museu Nacional de Arte Antiga. Para mais informações, consultar o diretório.
 
Indicações Genéricas de Âmbito Cultural – Os portugueses são tradicionalmente formais e respeitam a hierarquia. Preferem fazer negócios com interlocutores em quem sabem poder confiar e com quem se sentem confortáveis, sendo aconselhável um contacto inicial através de uma recomendação e que se invista algum tempo na criação de um clima de confiança. De uma forma geral, os portugueses negoceiam com base na relação estabelecida com as pessoas, e não com as empresas, sendo, por isso, desaconselhável mudar de equipa a meio de uma negociação. As conversações podem levar o seu tempo, uma vez que os portugueses são meticulosos e dão importância aos pormenores, não sendo recomendável que se demonstre impaciência. Embora, por vezes, se concentrem em ganhos rápidos, os portugueses preferem fazer negócios pensando a longo prazo. O mês de agosto, devido às férias de grande parte da população, e a semana entre o Natal e o Ano Novo são alturas desaconselháveis para a marcação de reuniões.

Guia para o visitante.

Marcelo G. Oliveira
Docente das UC de Técnicas de Comunicação e Expressão e Competências Comunicacionais 

Sem comentários:

Enviar um comentário