É necessário definir com clareza quais os processos que carecem realmente
de ser descritos em procedimentos, para evitar perdas de tempo e de outros
recursos. Esta análise deverá ser efetuada no seio de um grupo composto por
representantes das áreas envolvidas na situação a ser normalizada, tendo
presente se o trabalho irá ou não contribuir para uma franca melhoria.
Roteiro
para a elaboração de um procedimento
1.
Formação de grupo de trabalho
a. selecionar
elementos consoante o processo a ser descrito
b. definir
regras de trabalho (duração das reuniões, etc.);
c. definir
orientador, metodologia e ferramentas a aplicar.
2. Definir o alcance (organização, departamento, núcleo, tarefa,
ação,…)
3.
Definir objetivos e metas
a.
implicações
estratégicas;
b.
sua
operacionalização;
c.
descrição
de todas as fases e ações do processo.
4.
Elaboração do procedimento
a. identificar
todas as fases do processo;
b. analisar,
a sequência das ações/tarefas em cada uma das fases;
c. descrever
o processo, utilizando uma linguagem clara e simples, incluindo a seguinte
informação:
1.
Introdução
i. nome
(do processo/atividade);
ii. área/âmbito
de aplicação;
iii. objetivo
(razão da sua existência e importância);
iv. definição
de responsabilidades (deverá ser mencionado o nome e/ou função do(s)
responsável(s) pela sua elaboração/revisão e por quem será executado o procedimento);
v. documentos
de referência (que poderão ser consultados ou utilizados quando se seguir o
procedimento);
vi. glossário
de termos e palavras técnicas;
2.
Descrição do processo
i. representação
gráfica do processo (fluxograma, quadros e/ou desenhos);
ii. descrição
detalhada das etapas dos processos/ tarefas;
3.
Conclusão
i. indicação
do suporte e local onde ficará guardado o documento;
ii. datação
do procedimento e posteriores revisões (definindo-se a frequência de
atualização do mesmo e o registo das versões);
iii. indicação
da forma de distribuição/divulgação (por escrito, disponível pela intranet,
etc.).
Para que um procedimento seja adequado, este
deverá ter em conta toda a envolvência respeitante à Atividade a que se refere, descrevendo exatamente que passos
devem ser dados e a ordem dos mesmos, quem é o responsável pela sua execução,
como deve ser executada cada ação, assim como o tipo de Documento ou Registo
(com anexação dos respetivos modelos) que deve acompanhar esse passo.
Os procedimentos, reunidos em Manuais,
representam uma importante estratégia de simplificação e normalização de
processos, com vista à melhoria da eficiência organizacional.
Tânia Pereira (Alumni)
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