Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Eventos e algumas tipologias




O que terão em comum um workshop, um seminário, um cocktail, um banquete, uma receção, uma palestra ou uma mesa redonda? Bem não é muito difícil! Estas nomenclaturas fazem parte dos vários tipos de eventos que se podem encontrar em qualquer livro ou numa pequena pesquisa quando queremos encontrar informação sobre as várias tipologias de eventos que existem na esfera protocolar. 
 
Um evento distingue-se por ter vários momentos ao longo da sua organização, quer seja para um público restrito ou para qualquer outro tipo de audiência. Um evento também pauta por ter alguns momentos de descontração como por exemplo, no decurso de um seminário, o momento da pausa e, vulgo coffee-break para parar um pouco antes de retomar a sessão. Ou, por exemplo, um cocktail que é um evento que permite socializar contribuindo para uma interação entre profissionais de diferentes organizações.  
 
Claro que todos os eventos têm sempre uma mensagem importante a transmitir aos convidados. Essa mensagem serve para que os vários públicos possam ouvi-la e transferi-la como forma de conhecimento próprio ou, até mesmo debatê-la de forma a representar um ponto de vista.
 
Os eventos servirão, então, para divulgar informação ou deliberar sobre determinado tema que seja pertinente para aquele determinado momento. Estes, além de transmitirem mensagens aos seus diversos públicos, na sua maioria fazem parte do dia a dia empresarial. Podem usar-se os eventos para discutir ideias e para melhorar a performance da própria empresa e, neste caso falo de um evento comum que dá pelo nome de reunião.
 
Para qualquer evento deverão sempre existir recursos humanos, para desenvolverem e construírem um bom acontecimento; são ainda necessárias equipas especializadas em várias áreas nomeadamente em organização de eventos, protocolo, decoração, iluminação, gestão de recursos humanos, fotografia, catering, informática, marketing e design. Estas equipas mostram conjuntamente o resultado final, será precisamente que o evento funcione na perfeição.

Ana Mota (Finalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário