Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Xangai (República Popular da China)

Xangai é considerada a maior metrópole da China, com uma população acima dos treze milhões de habitantes. Situa-se nas margens do rio Huangpu, no delta do Chang Jiang (Iansequião). Embora preserve poucos vestígios da China milenar, é uma das cidades mais importantes da história chinesa e o principal porto do país. Metrópole em constante desenvolvimento, tornou-se mundialmente importante devido às suas atividades nos setores industrial, comercial e financeiro.


Língua – O mandarim é usado como língua franca, embora grande parte da população fale um dialeto da família Wu.


Moeda – Yuan Renminbi

Clima – Húmido subtropical (temperaturas médias)

Alojamento – Oferta hoteleira diversificada (consultar o diretório)

Transportes – A cidade é servida por uma densa rede ferroviária que faz também a ligação entre Xangai e outras grandes cidades da China. Dispõe também de metropolitano, comboio Maglev e autocarros.

Restaurantes – Ampla oferta culinária, nacional e internacional (consultar o diretório)

Principais Atrações Culturais – Jardim Yuyuan; Templo do Buda de Jade; O Bund; Templo Longhua; Pontes de Yangpu e Nanpu; Antiga casa do Dr. Sun Yat-sem; Rua Nanjing; Distrito Financeiro; Museu de Xangai; Jardim “Guyi”; Lago “Dianshan”. Para mais informações, consultar o diretório.

Indicações Genéricas de Âmbito Cultural – Embora, tradicionalmente, os contactos com parceiros de negócios dependessem sempre de recomendações, atualmente o contacto direto com as empresas, através de telefonemas ou correio eletrónico, tornou-se mais comum. Na China, porém, uma relação empresarial de sucesso implica também, e inevitavelmente, uma relação social, podendo, por vezes, perder-se algum tempo a discutir assuntos variados de forma a determinar o grau de relacionamento entre os interlocutores. A hierarquia é extremamente importante para os chineses, sendo, por isso, sempre aconselhável utilizar os títulos apropriados, como “Diretor” ou “Presidente” (e não apenas “Senhor” ou “Senhora”), especialmente ao lidar com representantes de empresas estatais ou órgãos governamentais. As demonstrações de respeito também devem ter em conta a hierarquia, e a distribuição de lugares em qualquer encontro ou reunião obedece ao mesmo princípio. Os cartões de negócios devem ser entregues com ambas as mãos e com o texto voltado para o destinatário. Qualquer negociação implicará pelo menos uma ida ao restaurante: os chineses consideram descortês que não se beba com eles, sendo, porém, possível invocar razões médicas que o proíbam. Embora se possa discutir praticamente tudo com os chineses, alguns tópicos são interditos: não se deve nunca mencionar que Taiwan é um estado independente ou louvar os japoneses, sendo desaconselhável elogiar Pequim perante naturais de Xangai e vice-versa. Para mais informações, consultar a seguinte página.

Representação Diplomática de Portugal – Consulado Geral de Portugal em Xangai

Guia para o visitante –

Ana Pais (Estudante do 2º ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário